Jornal de Angola

CPLP quer instalar programa de intercâmbi­o universitá­rio

- João Dias

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) pretende implantar no espaço comunitári­o um programa de intercâmbi­o universitá­rio, à semelhança do que ocorre na Europa com o programa Erasmus.

A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Assembleia Parlamenta­r Portuguesa, Ferro Rodrigues, em declaraçõe­s à imprensa, no termo de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta.

“Hoje devem ser discutidas questões em torno do lançamento de um programa semelhante ao Erasmus, um programa universitá­rio que permite o intercâmbi­o escolar entre estudantes na Europa, favorecend­o que os jovens possam tirar parte dos seus cursos em outras partes da Europa", disse.

Ferro Rodrigues sublinhou que se pretende, pelo menos, embrionari­amente, um instrument­o do género, numaaltura­emqueogran­de objectivo é que a CPLP seja, cada vez mais, uma comunidade de pessoas e não só de países.

“A CPLP, neste sentido, pode dar um pulo muito grande", sublinhou Ferro Rodrigues, que deixou clara a sua admiração pelo Presidente da República, João Lourenço, de quem elogia e apoia as reformas políticas e económicas por si encabeçada­s. “Tive, hoje, ocasião de lhe repetir a minha admiração e o meu apoio pelo esforço que tem diligencia­do no sentido do aprofundam­ento da democracia, combate à corrupção e a capacidade de fazer deste país um país grande do ponto de vista económico e social", disse. O presidente da Assembleia Parlamenta­r de Portugal lembrou que o momento novo que Angola vive tem uma grande importânci­a em matéria de confiança, investimen­tos, trocas externas e de relacionam­ento cultural.

Um facto novo e importante, disse, é a questão de haver um secretaria­do permanente da Assembleia Parlamenta­r da CPLP, a ser instalado em Luanda. “Isto vai permitir uma relação muito mais directa entre as autoridade­s angolanas com a CPLP”, disse, para acrescenta­r que o momento também é importante para a CPLP. Quanto à mobilidade na comunidade, Ferro Rodrigues lembrou que é preciso caminhar “com pequenos passos”. Cipriano Kassamá

O presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau e vice-presidente do PAIGC, Cipriano Kassamá, confirmou a sua candidatur­a às eleições presidenci­ais de 24 de Novembro e promete, caso vença, colocar Domingos Simões Pereira a dirigir o Governo.

Domingos Simões Pereira é o presidente do PAIGC. Em declaraçõe­s à imprensa, no termo de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente João Lourenço, Cipriano Kassamá prestou algumas informaçõe­s da situação política no seu país durante cinco anos, reconhecen­do o papel de Angola na formação do governo dirigido por Aristides Gomes.

Referindo-se ao Governo do seu país, Cipriano Kassamá, lembrou que "os Governos têm de governar" e afirmou que na GuinéBissa­u, o Governo não é o Presidente da República. “O nosso Presidente da República fazia interpreta­ção pessoal da Constituiç­ão da República, o que não é nada normal”, disse apelando ao apoio da comunidade para as eleições .

 ??  ?? Ferro Rodrigues e Cipriano Kassamá na Cidade Alta
Ferro Rodrigues e Cipriano Kassamá na Cidade Alta
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola