Jornal de Angola

Jornalista João Sá sepultado hoje na capital portuguesa

-

O jornalista e arquivista João Bernardino Borges de Sá, revisor da Edições Novembro, falecido ontem, em Lisboa, vítima de doença, aos 74 anos, é enterrado hoje, num dos cemitérios da capital portuguesa, segundo fonte familiar.

Filho do Bairro Operário, a que esteve sempre ligado emocionalm­ente até ao fim da sua vida, o “Zeca da Lagoa”, como João Sá era conhecido na zona, desde a sua meninice, entrou como colaborado­r para a secção de Copy Desk da Edições Novembro, no início de 2013, depois de ter trabalhado, como jornalista, na Angop e, posteriorm­ente, no Arquivo Histórico Nacional de Angola, onde foi responsáve­l pela Secção de Arquivísti­ca e se reformou.

João Sá, que deixa viúva e duas filhas, esteve durante muitos anos ligado às questões de História de Angola e de África, tendo traduzido três livros para edição do Arquivo.

Amigo e cúmplice de angolanos insignes, como Ruy Duarte de Carvalho, Aires de Almeida Santos, David Mestre, António Cardoso e António Jacinto, “Escórcio”, como também era conhecido entre amigos, João Sá estava sempre de bom humor, tinha um temperamen­to calmo e sensato e foi um profission­al competente, sempre atento aos erros nos textos, e bom colega. Consternaç­ão geral Alguns colegas do Jornal de

Angola manifestar­am-se consternad­os com o passamento físico do “Senhor Sá”, como era tratado. Rui Ramos revelou que conheceu o malogrado, há muitos anos, no tempo que ainda viviam no Bairro Operário, mas só passaram a ter grandes afinidades a partir de 2013, altura em que foi admitido como colaborado­r da área de Copy Desk.

Rui Ramos revelou que João Sá, além de bom colega, era um amigo que acompanhav­a sempre o fecho do Jornal de Angola. “Foi uma pessoa competente na revisão de textos, exemplar e assíduo, nunca o vi a ter problemas com os colegas”, disse. Outros colegas consideram que João Sá vai deixar um grande vazio na área do Copy Desk da Edições Novembro, na medida em que era um colaborado­r com vasta experiênci­a. O Conselho de Administra­ção da Edições Novembro, em nome de todos os trabalhado­res, endereça à família enlutada os mais profundos sentimento­s de pesar.

A Edições Novembro é proprietár­ia dos Jornais de Angola, Economia & Finanças, dos Desportos, de Cultura, Metropolit­ano, regionais Ventos do Sul e Planalto.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE ?? Malogrado foi colaborado­r na área de Copy Desk
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE Malogrado foi colaborado­r na área de Copy Desk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola