Jornal de Angola

Ataque a um hotel causa vários mortos

-

Pelo menos, 26 pessoas morreram e 56 ficaram feridas, num ataque do grupo al Shabab a um hotel, na cidade portuária de Kismayo, no Sul da Somália, segundo o último balanço, anunciou ontem, o presidente da região semi autónoma de Jubaland.

A agência de notícias francesa AFP confirmou, junto das famílias dos mortos, que pelo menos quatro das pessoas tinham dupla nacionalid­ade. Também, podia ser o caso de outros, excepto dois chineses.

Num balanço anterior, as autoridade­s somalis indicaram que 12 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas, no ataque que começou no final da tarde de sexta-feira, quando um carro armadilhad­o explodiu na entrada do Medina, junto de um hotel movimentad­o no centro de Kismayo, segundo fontes de segurança.

Os atiradores entraram no edifício, onde estiveram em confronto com as forças de segurança presentes, até ontem de manhã.

De acordo com várias fontes locais, o hotel abrigava, principalm­ente, empresário­s e políticos que estavam na cidade, para preparar a eleição do presidente de Jubaland, marcada para o final de Agosto. O al-Shabab, que se opõe ao Governo federal da Somália, pretende a imposição da lei islâmica ‘sharia’, fez vários ataques no país e na região, incluindo no vizinho Quénia.

Em 14 de Outubro de 2017, o grupo explodiu um camião na capital somali e provocou a morte a mais de 500 pessoas. O al-Shabab reclamou ainda, ter planeado um ataque a um complexo de luxo na capital do Quénia, Nairobi, que matou 21 pessoas, em Janeiro de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola