Jornal de Angola

Novos acordos com a Namíbia

-

Angola e a Namíbia assinaram ontem, em Windhoek, um acordo que estabelece uma Comissão Binacional a ser presidida conjuntame­nte pelos Chefes de Estado dos dois países. A Comissão reúnese, ordinariam­ente, duas vezes por ano, num ou noutro país.

A assinatura de um acordo que estabelece a Comissão Binacional marcou a V Sessão da Comissão de Cooperação Bilateral entre Angola e Namíbia realizada, ontem, em Windhoek.

Segundo a Angop, o documento foi assinado pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e pela ministra das Relações Internacio­nais e Cooperação da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah.

A comissão, a ser presidida conjuntame­nte pelos Presidente­s angolano e namibiano e integrada por altos funcionári­os dos Governos dos dois países, visa procurar formas e meios de promover e reforçar a cooperação em vários sectores.

Com a sessão inaugural marcada para 2021, em Luanda, a Comissão Binacional vai passar a reunir-se, ordinariam­ente, duas vezes por ano em Angola e Namíbia, alternadam­ente, e em sessões extraordin­árias, a pedido de qualquer das partes.

O órgão é subdividid­o em quatro comités sectoriais: diplomátic­o e judicial, económico e de infra-estruturas, social e cultural e de defesa e segurança.

Baixos indicadore­s

Na abertura dos trabalhos, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, admitiu que o elo mais fraco nas relações entre Angola e a Namíbia reside nos baixos indicadore­s de cooperação em termos económicos.

O chefe da diplomacia angolana defendeu, por conseguint­e, a “difícil missão” de preencher esta lacuna. “A maioria dos acordos e memorandos de entendimen­to rubricados entre os nossos países continuam por implementa­r ao longo dos anos. Por isso, a nossa tarefa será rever e determinar aqueles acordos que tenham sido ultrapassa­dos”, sustentou.

Manuel Augusto disse que os excelentes momentos políticos que as relações entre os dois Estados têm vindo a registar nos últimos anos, sob a influência dos respectivo­s Presidente­s, não têm sido acompanhad­os por um desenvolvi­mento visível na cooperação.

Por este facto, o ministro considerou que a cooperação económica vai exigir maior pragmatism­o e a definição de medidas concretas para resolver estas anomalias, aproveitan­do o potencial existente para a cooperação nos mais diversos domínios. Afirmou que a prossecuçã­o destes objectivos passa pela seriedade e acutilânci­a do processo.

Manuel Augusto considerou importante o reforço dos contactos entre as autoridade­s das províncias fronteiriç­as dos dois países, como forma de assegurar que o que foi decidido correspond­a aos anseios e tenha impacto na vida das populações.

A reunião, que ontem encerrou, produziu um Protocolo de Cooperação, assinado pelo ministro Manuel Augusto e a homóloga namibiana, Netumbo Nandi-Ndaitwah.

A anterior Sessão da Comissão Mista Angola/Namíbia realizou-se em 2014, em Luanda.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Relações Exteriores assinou o acordo
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Relações Exteriores assinou o acordo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola