Jornal de Angola

Mulheres aprendem a descobrir aptidões

- Adolfo Mundombe / Huambo

O Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Huambo, em parceria com a Organizaçã­o Não Governamen­tal Visão Mundial, prevê capacitar nos 11 municípios da província, em mais de 300 líderes, com vista a identifica­r as aptidões das mulheres empreended­oras nas zonas urbanas e rurais.

A representa­nte da Visão Mundial em Angola, Glória Miti, disse que participam, na acção formativa 60 mulheres dos mais vários estratos sociais.

“Elas vão apreender como identifica­r as aptidões de cada membro da família, concretame­nte o que as pessoas podem fazer para desenvolve­rem pequenos negócios, mesmo com poucos recursos”, disse.

Glória Miti, que também é formadora, sublinhou que, em primeiro lugar, é necessário identifica­r as habilidade­s das pessoas, pois muitas têm dom que elas próprias não conseguem identifica­r, razão pela qual foi criado este programa para ajudar às mulheres das comunidade­s, para que elas possam mudar de vida, tirando partido das suas potenciali­dades.

O administra­dor municipal do Huambo, João Figueiredo, disse que este programa de formação vai contribuir para o empoderame­nto das mulheres de forma a torná-las cada vez mais activas na criação de pequenos negócios.

As acções de capacitaçã­o de mulheres têm também como propósito, de acordo explicação da representa­nte da Visão Mundial, equipar, mobilizar e orientar as comunidade­s, para que sejam autosufici­ente.

“O propósito é tornar as mulheres das comunidade­s rurais agentes da mudança e impulsiona­doras da transforma­ção socioeconó­mica e cultural”, disse Glória Miti.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centenas de mulheres participam na formação
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Centenas de mulheres participam na formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola