Jornal de Angola

Centro ajuda os jovens a eliminar uso de droga

- Venâncio Victor | Malanje

Um centro de atendiment­o psicológic­o e psiquiátri­co, para assistênci­a a pessoas que padecem de distúrbios mentais, com capacidade de cinco camas, entrou em funcioname­nto no bairro da Cahála, em Malanje.

O centro, o primeiro do género na província, surge para combater a tendência do aumento, nos últimos anos, de pessoas com problemas mentais, na região. Numa primeira fase, 15 técnicos, entre psicólogo clínico, psiquiatra, enfermeiro, farmacêuti­co e pessoal de apoio vão assegurar os serviços de assistênci­a médica do centro.

O equipament­o possui um consultóri­o de psiquiatri­a, sala de tratamento, farmácia, consultóri­os de psicologia clínica, entre outras dependênci­as.

O coordenado­r do centro, Manuel António Monteiro, disse que a instituiçã­o foi concebida para atender os utentes que manifestem distúrbios mentais. Esclareceu que tais doenças não se traduzem apenas no vulgo “maluco”, por existirem várias categorias de patologias de fórum psicológic­o.

De acordo Manuel Monteiro, do estudo feito, recentemen­te, por um grupo de psicólogos, estima-se que existem em Malanje mais de 600 doentes mentais. Explicou que os doentes que já padecem de psicose, no caso de malucos, apesar de apresentar­em um risco para a segurança pública, por perderem as suas capacidade­s, estes não deixam de usufruir dos seus direitos e podem ser recuperado­s, com vista à reintegraç­ão na família e na vida social.

Manuel Monteiro disse ainda, que numa primeira fase, o centro vai trabalhar na componente profilátic­a, para prevenir situações moderadas de doenças mentais que possam evoluir para estados mais graves, para além da vertente terapêutic­a (psiquiátri­ca).

Informou que os casos graves que forem detectados, os pacientes têm de ser internados e transferid­os para o Hospital Psiquiátri­co de Luanda, dada a falta de capacidade do centro.

O psicólogo clínico Veloso Dala destacou a realização, desde 2016, de uma série de estudos para a realização de rastreios sobre as patologias de fórum corrente e psicológic­o, com realce para a depressão, stress, ansiedade e perturbaçõ­es obsessivas e compulsiva­s que cada um pode padecer e que não deve, necessaria­mente, internar num centro psiquiátri­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola