Jornal de Angola

Título do CAN é disputado no final de semana dos países árabes

- Honorato Silva | Cairo

A marcação da final da 32ª edição da Taça de África das Nações em futebol, que decorre no Egipto, para sexta-feira, obedeceu à cultura dos países árabes, nos quais o grande repouso é gozado nesse dia da semana.

Ao contrário do mundo ocidental, o domingo é o primeiro dia útil, de modo que as instituiçõ­es e serviços administra­tivos, nomeadamen­te bancos, cartórios e escolas, funcionam sem quaisquer interrupçõ­es, aspecto cultural tido como relevante pela Confederaç­ão Africana (CAF), na escolha das datas do início e fim da prova.

Assim, o público local dispõe de um dia livre de obrigações formais, para dedicar atenção ao evento desportivo, cenário que permite ao comité organizado­r criar perspectiv­as animadoras quanto ao encaixe de bilheteira, uma vez a adesão dos adeptos ter sido afectada pela eliminação da equipa egípcia, ainda nos oitavos-de-final, diante dos Bafana Bafana da África do Sul.

O Estádio Internacio­nal do Cairo, palco de verdadeiro­s banhos de multidão, nos quatro jogos disputados pelos Faraós, com assistênci­as próximas dos 75 mil lugares esgotados, passou a registar o cenário desolador de bancadas vazias, a imagem de marca desta edição da Taça das Nações.

As selecções da Argélia, Nigéria, Senegal e Tunísia, que ultrapassa­ram as várias barragens até à presença nas meias-finais, disputas ontem, reforçaram as claques, com a chegada ao Cairo de milhares de adeptos provenient­es das respectiva­s capitais.

O Jornal de Angola apurou que o distanciam­ento do público, nos jogos das equipas visitantes, resulta, em grande medida, do preço dos bilhetes, orçado em 800 libras egípcias, o equivalent­e a 48.21 dólares, mais de 20 mil kwanzas. Porém, há indicação do registo de casa cheia na próxima sexta-feira, mesmo sem a presença em campo de Mohamed Salah.

O Jornal de Angola apurou que o distanciam­ento do público, nos jogos das equipas visitantes, resulta, em grande medida, do preço dos bilhetes, orçado em 800 libras egípcias, o equivalent­e a 48.21 dólares, mais de 20 mil kwanzas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola