Jornal de Angola

Leões evitam prolongame­nto com falsa bicada das Águias

- Honorato Silva | Cairo

A selecção do Senegal chegou ontem, 17 anos depois, à sua segunda final da Taça de África das Nações em futebol, após derrotar a similar da Tunísia, por 1-0, no Estádio 30 de Junho, da cidade do Cairo, na primeira meiafinal da 32ª edição da prova.

Um auto-golo de Dylan Bronn, ainda no início do prolongame­nto, confirmou a passagem dos Leões da Teranga, comandados pelo senegalês Aliou Cissé, que foram mais afirmativo­s num jogo intenso, cujas principais notas acabaram por ser os dois penalties desperdiça­dos pelas equipas e a intervençã­o do VAR (vídeo árbitro), na correcção do terceiro castigo máximo.

Muito disputado a meio campo, o desafio teve sempre o Senegal à frente nas iniciativa­s de ataque, com a Tunísia a tentar responder em transições rápidas, depois de recuperar a bola no processo defensivo. Sadio Mané, Krepin Diatta e Henry Saivet foram donos e senhores na disputa dos lances no centro do terreno.

As Águias de Cartago, orientadas pelo francês Alain Giresse, regressara­m mais enérgicas do intervalo, mudança de que resultou o surgimento dos seus avançados, sobretudo Wahbi Khazri e Youssef Msakni, próximos da baliza de Amigo Gomis. Porém, o jogo seguiu sem golos até ao prolongame­nto. A última presença dos senegalese­s na decisão do título foi em 2002, no Mali, diante dos Leões Indomáveis do Camarões, que venceram por 3-2, aos penalties, depois de uma igualdade sem golos.

FICHA TÉCNICA

SENEGAL - Amigo Gomis; Cheikoun Kouyate (cap), Kalidou Koulibaly, Youssouf Sabaly e Lamine Gassama ( Moussa Wague, 110 min); Idrissa Gueye e Papa Ndiaye (Salif Sane, 81 min); Sadio Mané, Henri Saivet e Krepin Diatta (Imaila Sarr, 68 min); Mbaye Niang (Mbaye Diagne, 63 min).

TUNÍSIA - Hassen Mouez; Yassine Meriah, Dylan Bronn, Drager Mohamed e Oussama Hadadi; Ben Mohamed (Ghaylen Chaaleli, 82 min), Ferjani Sassi (Anice Badri, 105 min) e Ellyes Skhiri; Wahbi Khazri, Youssef Msakni (cap) (Sliti Naim, 45 min) e Taha Khenissi (Firas Chaouat, 117 min).

MARCADOR 1-0, Dylan Bronn, 101 min (auto-golo) INTERVALO 0-0 PROLONGAME­NTO 1-0

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola