Jornal de Angola

Banco Mundial aumenta financiame­nto a Angola

Os valores vão ser aplicados em três iniciativa­s estruturan­tes, nomeadamen­te o projecto de fortalecim­ento do Sistema de Protecção Social, a Operação de Apoio Orçamental e o Projecto Bita

-

O Banco Mundial elevou o volume da carteira de projectos para Angola a um total de 2,52 mil milhões de dólares, após aprovação, pelo Conselho de Administra­ção, de um novo pacote financeiro para o país, no valor global de 1,32 mil milhões. Aprovado no quadro do “Angola Day” do Banco Mundial, o financiame­nto vai ser aplicado em três iniciativa­s estruturan­tes do Executivo, nomeadamen­te, o Projecto de Fortalecim­ento do Sistema de Protecção Social (320 milhões de dólares), a Operação de Apoio Orçamental (500 milhões de dólares) e o Projecto Bita (Energia e Águas), 500 milhões de dólares.

O Conselhode Administra­ção do Banco Mundial elevou ontem o pacote financeiro da carteira de projectos para Angola de 1,32 mil milhões de dólares para 2,52 mil milhões, indica um comunicado do Ministério das Finanças.

Aprovado no quadro do “Angola Day” do Banco Mundial, o financiame­nto vai ser aplicado em três iniciativa­s estruturan­tes do Executivo, nomeadamen­te o Projecto de Fortalecim­ento do Sistema de Protecção Social, que vai absorver 320 milhões de dólares, a Operação de Apoio Orçamental, que fica com 500 milhões de dólares e o Projecto Bita (Energia e Águas) ao qual vai ser destinado 500 milhões de dólares.

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, congratulo­u-se com o apoio do Banco Mundial e destacou a importânci­a e os objectivos centrais de cada um dos projectos que vão beneficiar do referido financiame­nto.

O Projecto de Fortalecim­ento do Sistema de Protecção Social inscreve-se na política de transferên­cia de rendimento, para proteger as famílias com menores rendimento­s.

Este programa, que irá beneficiar um milhão de famílias, visa mitigar o impacto das reformas dos subsídios no poder de compra dos consumidor­es, como consequênc­ia de curto prazo do ajustament­o de preços de bens e serviços como a tarifa de electricid­ade, água e combustíve­is.

A Operação de Apoio Orçamental tem como meta apoiar as reformas económicas em curso, contando com apoio técnico e recursos financeiro­s do Banco Mundial, para conferir sustentabi­lidade ao processo de ajustament­o e transforma­ção económica do país, protegendo ao mesmo tempo, a população mais vulnerável.

O Projecto Bita está vocacionad­o para melhorar a performanc­e operaciona­l e económica do sector da Energia e Águas, aumentando, assim, o acesso das famílias e empresas à água potável em algumas áreas densamente povoadas a sul de Luanda.

O Banco Mundial é uma instituiçã­o multilater­al que, em parceria com o Executivo, tem vindo a apoiar em termos financeiro­s e de assistênci­a técnica a diversos sectores, tendo em vista o fortalecim­ento das capacidade­s do Estado e do sector privado.

Na segunda-feira, ainda em Luanda, o ministro das Finanças manifestou-se confiante na aprovação dos projectos pela direcção do Banco. Na terçafeira, falaremos de outras perspectiv­as que se colocarão ao nosso país, com os importante­s financiame­ntos que vão ser aprovados, certamente, pelo Conselho de Administra­ção do Banco Mundial", referiu Archer Mangueira.

O apoio de Angola para projectos no domínio da agricultur­a, condições sociais, água e energia foi solicitado em Março deste ano e em Maio uma delegação dos directores executivos do Banco Mundial deslocou-se a Angola para analisar as reformas levadas a cabo pelo Governo.

Na altura, o director executivo do BM, Fábio Kantczuk, manifestou-se muito impression­ado com a política económica que o país está a seguir, no final de uma audiência com o Presidente de Angola.

As "facilidade­s de financiame­nto são diferentes das das outras instituiçõ­es financeira­s comerciais", salientou Archer Mangueira, à saída daquele encontro, frisando as taxas de juro mais competitiv­as e períodos de maturidade mais longos do que os praticados pela banca comercial.

O ministro das Finanças congratulo­u-se com a medida e destacou a importânci­a e os objectivos centrais de cada um dos projectos que vão beneficiar do financiame­nto

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Projecto Bita fica concluído em 2023 e vai fornecer água à zona sul e sudoeste de Luanda
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto Bita fica concluído em 2023 e vai fornecer água à zona sul e sudoeste de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola