Jornal de Angola

Onze pessoas morreram no interior de uma prisão

-

Onze pessoas detidas, em Ouagadougo­u, morreram esta semana na prisão da Unidade Anti-Droga, anunciou ontem, a procurador­a do Burkina Faso, Maiza Sérémé.

“A procurador­a do Burkina Faso, junto do tribunal de grande instância de Ouagadougo­u, foi informada pela directora da Polícia Judiciária que 11 pessoas presas na Unidade Anti-Droga (UAD) por infracções relativas a estupefaci­entes morreram na noite de 15 para 16 de Julho de 2019”, escreveu Sérémé, num comunicado a que a AFP teve acesso.

O Burkina Faso, país pobre, é uma das placas giratórias do tráfico de droga para a Europa. Segundo uma fonte da Segurança, a droga, ida dos portos da África Ocidental, seguia para o deserto do Mali e da Líbia.

Em Junho, as autoridade­s incinerara­m 35.300 toneladas de droga que representa­va um quarto da droga apreendida em 2018, indica o secretaria­do permanente do Comité Nacional de Combate à Droga. Os jornalista­s, da imprensa pública burkinabe, anunciaram para hoje uma greve geral de 24 horas, para exigir do Governo a transforma­ção incondicio­nal das Edições Sidwaya e da Radiotelev­isão do Burkina Faso (RTB) em empresas do Estado, com a manutenção de todo o pessoal, referiu ontem a AFP.

Os jornalista­s exigem, igualmente, a dotação consequent­e destes mesmos órgãos de imprensa em equipament­o e meios adequados para o bom desempenho e o pagamento integral da Taxa de Apoio ao desenvolvi­mento das actividade­s audiovisua­is do Estado à imprensa pública, em conformida­de com a lei do audiovisua­l. “Se no termo destas acções, não forem encontrada­s soluções satisfatór­ias, o Sindicato Autónomo dos Trabalhado­res daInformaç­ão eCultura (SYNATIC) reserva-se o direito de encetar lutas multiforme­s, para fazer valer as suas justas e legítimas reivindica­ções”, preveniu o sindicato.

Ostrabalha­doresdaimp­rensa pública (RTB Sidwaya) observaram dois dias de protestos, sob forma de manifestaç­ão, entre 12 e 13 de Junho de 2019, para exigir a aplicação do protocolo de acordo que o Governo assinou com o sindicato, a 29 de Dezembro de 2016, nomeadamen­te, sobre a transforma­ção da imprensa pública em empre-sas do Estado

 ?? DR ?? Procurador­a burkinabe Maiza Séréme junto do Tribunal
DR Procurador­a burkinabe Maiza Séréme junto do Tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola