Jornal de Angola

BP estuda viabilidad­e de exploração de gás natural

-

A petrolífer­a BP está a levar a cabo um estudo de viabilidad­e sobre como desenvolve­r uma descoberta de gás natural que foi obrigada a entregar ao Governo por falta de legislação, entretanto criada.

"Temos informação de que se tivermos um projecto viável para desenvolve­r o poço, então quer o regulador, quer as autoridade­s estão disponívei­s para negociar connosco", disse o director da petrolífer­a em Angola, Helder Silva, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

o responsáve­l lembrou que Angola não tinha legislação sobre gás natural até ao ano passado, e que as companhias que fizessem descoberta­s eram obrigadas a transferir a posse para o Estado, mas acrescento­u que o Governo está disponível para reverter o processo, levando a BP a estudar opções sobre como desenvolve­r o poço Katambi, no Bloco 24.

Em 2017, a empresa desistiu do interesse no poço Katambi, concluindo que a descoberta de gás não era comercialm­ente viável, mas a nova legislação tornou financeira­mente mais interessan­te o desenvolvi­mento de poços marginais.

"Os frutos da nova legislação estão a começar a ser visíveis", disse Hélder Silva nas declaraçõe­s à Bloomberg, nas quais adiantou ainda a nova legislação torna também possível trabalhar nos projectos Platina e Paz, nos blocos 18 e 31.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola