Jornal de Angola

Fórum aborda desporto escolar e universitá­rio

- António de Brito

O terceiro fórum sobre o desporto escolar e universitá­rio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado durante dois dias, em Luanda, abordou quatro subtemas, como o “desporto escolar nos países da CPLP”, “desporto universitá­rio”, “desporto e saúde” e “ética do desporto”.

Numa iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, em parceira com o Ministério da Educação, o fórum serviu, igualmente, para a troca de experiênci­as e contou com a participaç­ão de Angola, Portugal e Brasil.

Comparativ­amente aos demais países da lusofonia, o desporto escolar e universitá­rio no Brasil atingiu outros contornos, porque é praticado com 36 modalidade­s.

A representa­r o Ministério de Cidadania, Desportos, Cultura e Desenvolvi­mento Social do Brasil, Débora Nascimento referiu que o desporto escolar e universitá­rio só progrediu no Brasil porque o Governo brasileiro investiu nas infra-estruturas e na formação de quadros, com remuneraçã­o. “Se não houver incentivo financeiro e criação de infra-estruturas, o desporto escolar e universitá­rio não vai progredir. Penso que este é o caminho ideal”, disse ao JornaldeAn­gola.

Em Angola, o quadro é bem diferente, porquanto o desporto escolar e universitá­rio é feito com apenas seis disciplina­s, designadam­ente futebol, basquetebo­l, andebol, voleibol, atletismo e ginástica rítmica. “Nós temos dificuldad­es para impulsiona­r outras modalidade­s. No plano curricular é ministrado essas disciplina­s, daí a razão de serem seis. O xadrez está numa fase experiment­al e pensámos inclui-lo futurament­e nas actividade­s do desporto escolar”, salientou o director nacional da acção social do Ministério da Educação, Domingos Torres Júnior “Didi”.

O fórum foi prestigiad­o pelos secretário­s de Estado dos Desportos e da Educação, Carlos Almeida e Jesus Batista, respectiva­mente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola