Jornal de Angola

Milhares de pessoas estão a passar fome

- Arão Martins | Cainda ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAINDA

Pelo menos 20 mil pessoas afectadas pela seca na comuna de Cainda, município do Quipungo, na província da Huíla, estão a passar fome, segundo o administra­dor comunal, Manuel Tchipiaka.

Manuel Tchipiaka, que prestou a informação à margem da cerimónia de entrega de bens alimentare­s e utensílios diversos, feita pelo secretaria­do executivo nacional da OMA, disse que a comuna é considerad­a celeiro do município, mas, por causa da seca, a produção de milho, massango e massambala ficou prejudicad­a.

“Aproximada­mente 20 mil pessoas, dos 42.986 habitantes da comuna de Cainda, estão directamen­te afectadas pela seca”, referiu, acrescenta­ndo que a fome está a afectar maioritari­amente a população que vive na Viteta da Handa, Cavimue, Vivai, Kassema, Embala da Handa, Tchimuholo, Condo Calola, Emandi.

Acrescento­u que nos últimos três anos chove de forma irregular, o que está a retirar Cainda do estatuto de celeiro da região norte e leste da província da Huíla. Por falta de água, lamentou, o surto de sarna está a afectar a população de forma preocupant­e.

O administra­dor comunal de Cainda informou ainda que por causa da seca, parte da população está a alimentar-se de raízes.

“Os tubérculos que a população está a consumir podem ser prejudicia­is, porque o organismo fica como se estivesse anestesiad­o”.

Aquele responsáve­l comunal disse ainda que, por causa da seca, mais de 35 cabeças de gado bovino morreram nos últimos dias.

 ??  ?? População foi apoiada pela OMA com produtos diversos
População foi apoiada pela OMA com produtos diversos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola