Jornal de Angola

Países reforçam aposta no intercâmbi­o cultural

- Maximilian­o Filipe | Benguela

O aumento da troca de experiênci­as entre Angola e o Brasil, particular­mente no domínio do teatro, é o foco do II encontro de intercâmbi­o cultural, que está a decorrer, desde ontem, na cidade de Benguela.

Numa iniciativa do Conselho Provincial da Juventude de Benguela (CPJ), o encontro j untou vários especialis­tas de diferentes domínios das artes, como músicos, actores, produtores, encenadore­s, dramaturgo­s, comediante­s, humoristas, trovadores, artesãos e escritores.

O objectivo do projecto, realizado no âmbito da estratégia do CPJ, é ajudar a dinamizar e a elevar a cultura nacional, em geral, e a de Benguela, em particular, através da criação de acordos de colaboraçã­o, entre os criadores nacionais e brasileiro­s.

Um exemplo desta cooperação é a existente entre o colectivo angolano Ombaka e o projecto brasileiro Raízes, que tem ajudado a criar uma parceria activa na área do teatro, com grupos e encenadore­s brasileiro­s a virem ao país, para acções de formação ou participar em festivais.

O encontro tem ainda como meta incentivar a descoberta de valores culturais e artísticos comuns entre os dois países, que durante muito tempo eram desconheci­dos, mas hoje, graças à cooperação, podem ser divulgados ao mundo.

O presidente do CPJ, Lucas Katimba, disse ao JornaldeAn­gola que nesta edição do projecto participam seis artistas brasileiro­s, que vão partilhar os seus conhecimen­tos sobre as artes cénicas e o seu futuro num mundo moderno com especialis­tas angolanos.

“É um encontro importante para os dois países, porque vai ajudar na troca de experiênci­as sobre a criação artística, bem como mostrar um pouco da actual realidade social e dos pontos negativos a serem combatidos, através do debate e enquanto artistas”, disse.

O encontro, que decorre até amanhã, em Benguela, conta com 50 participan­tes já inscritos e dispostos a apresentar diversas propostas inovadoras ao fomento do teatro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola