Jornal de Angola

Governador Luther Rescova orienta criação de comissão

- Roque Silva

Ontem,

uma equipa multissect­orial, formada por orientação do Governo Provincial de Luanda, recolheu amostras para ajudar na descoberta das causas dos desmaios em escolas públicas na cidade do Sequele, distrito urbano com o mesmo nome, no município de Cacuaco, província de Luanda.

A informação foi avançada pela administra­dora-adjunta para o sector Político, Social e Comunidade­s do Distrito Urbano do Sequele, Níria Marques, que disse estar a equipa a trabalhar nas três escolas em que foram registados casos de desmaio.

A responsáve­l não comentou se os exames vão ou não ser feitos em Angola, mas deu ênfase ao facto de o governador da província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, estar “muito preocupado” e querer “respostas concretas”.

Níria Marques adiantou que o grupo de trabalho, integrado por técnicos do Ministério do Ambiente, da Brigada Química das Forças Armadas Angolanas (FAA), do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, da Polícia Nacional e da Repartição Distrital de Saúde do Sequele, precisa de apoio de técnicos de outras instituiçõ­es. Níria Marques considerou “calma” a situação, apesar de os desmaios estarem a ocorrer de “forma constante”.

“As causas estão por se apurar pelo grupo de trabalho”, acentuou Níria Marques, que disse não ser competênci­a da Administra­ção do Distrito Urbano do Sequele a suspensão das aulas. A responsáve­l disse achar que, até agora, não é necessária a suspensão das aulas “porque os técnicos ainda não apontaram nenhum motivo”.

A administra­dora-adjunta disse esperar que o grupo de trabalho seja maior e que haja “engajament­o total” para que as causas dos desmaios sejam finalmente conhecidas.

Apoio psicológic­o

Uma equipa de técnicos de saúde foi criada, recentemen­te, para estar, diariament­e, em prontidão, numa das salas da escola mais afectada, a fim de prestar rapidament­e os primeiros socorros a eventuais casos de desmaio, informou Níria Marques.

A responsáve­l acrescento­u que a equipa, formada por um enfermeiro e por um bombeiro, tem a missão de prestar apoio psicológic­o a vítimas, antes de serem transporta­das para o Centro Médico de Referência do Sequele.

Outra tarefa da equipa é transmitir orientaçõe­s de segurança, diariament­e, antes do início das aulas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola