Jornal de Angola

Arranca colheita nacional no Bengo

- Alfredo Ferreira | Dembos

A produção de café está estimada entre 150 e 200 toneladas no Bengo, envolvendo sobretudo 150 cafeiculto­res organizado­s, declarou o secretário do Estado de Agricultur­a e Florestas André Moda, na abertura da campanha nacional de colheita do grão, sexta-feira, no município dos Dembos.

André Moda considerou essa produção baixa e adiantou que 95 por cento dos 150 produtores mais organizado­s representa­m exploraçõe­s agrícolas familiares que ocupam espaços médios de cinco hectares por unidade.

No entanto, prosseguiu, na actual situação económica do país, o café pode representa­r uma oportunida­de de negócio com potencial para elevar os níveis de diversific­ação, definindo o grão como um catalizado­r do avanço dos municípios, pelo potencial de gerar riqueza, rendimento­s e bem-estar para as famílias.

O vice-governador para Sector Técnico e Infra-estruturas do Bengo, Domingos Guilherme, declarou que, na campanha de 2017-2018 foram colhidas 170 toneladas pelos cafeiculto­res dos municípios do Pango Aluquém, Dembos, Bula Atumba e Nambuangon­go.

A perspectiv­a, avançou, é de que os resultados desta época superem os da passada devido aos incentivos para o cultivo entregues aos cafeiculto­res daqueles municípios.

O município dos Dembos pode ter colheitas superiores às 40 toneladas obtidas na campanha de 2017/018, tendo em conta a capacidade dos cafeiculto­res daquela região, que beneficiar­am 13 500 mudas de café robusta e Ambriz, das 39 mil distribuíd­as pelos cinco municípios do Bengo.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO ?? André Moda (esquerda)durante a abertura da colheita de café
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO André Moda (esquerda)durante a abertura da colheita de café

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola