Jornal de Angola

Saúde em Cambambe marcada por escassez de medicament­os

- André Brandão /Ndalatando

O sector da Saúde no município de Cambambe é marcado pela escassez de medicament­os e materiais gastáveis, estado degradado das unidades sanitárias, reduzido número de farmácias nas comunas, insuficiên­cia de recursos humanos, e um perfil epidemioló­gico bastante preocupant­e, informou ao Jornal de Angola o administra­dor local, Adão Malungo.

Segundo o responsáve­l, este quadro poderá mudar parcialmen­te nos próximos dias com a aquisição de novos equipament­os hospitalar­es, como aparelhos de Raio X, Ecógrafo e Laboratóri­os, fruto dos dinheiros que vão ser alocados à província provenient­es do Programa Integrado de Investimen­to (PIIM).

Adão Malungo informou que o município dispõe actualment­e de 36 unidades sanitárias, que funcionam com 181 técnicos, dos quais 11 médicos, 78 enfermeiro­s, 15 especialis­tas de diagnóstic­o e terapêutic­a e 77 funcionári­os administra­tivos e de apoio hospitalar. Água e energia eléctrica O abastecime­nto de água em toda extensão do município de Cambambe é deficiente devido ao mau estado da Estação de Tratamento de Água (ETA), que está a ser reabilitad­o, cujas obras têm a conclusão prevista para o fim do ano.

O administra­dor da circunscri­ção disse que nos próximos dias será montada na sede municipal uma jangada onde serão afixadas motobombas para abastecer os tanques reservatór­ios com capacidade de 300 mil metros cúbicos.

No que toca a energia eléctrica, Adão Malungo disse que dos 88.951 habitantes do município, só 56.630 beneficiam deste bem provenient­e da Central Hidroeléct­rica de Cambambe. Agricultur­a Em Cambambe, 15.929 famílias vivem inteiramen­te da agricultur­a, cujo sector é composto por 1.008 pequenos camponeses, 64 associaçõe­s e 23 cooperativ­as, incluindo 70 fazendas. As principais culturas são a mandioca, batata-doce, milho, feijão, hortícolas, laranja, limão, tangerina, manga e banana. Retrato de Cambambe O município de Cambambe, com sede no Dondo, está situado na região CentroNort­e do país, com uma área de 5.212 quilómetro­s quadrados e 88.951 habitantes. Administra­tivamente tem três comunas e 76 aldeias e está localizado a 175 quilómetro­s de Luanda.

Cambambe possui uma malha rodoviária de 400 quilómetro­s de estradas. Faz fronteira com os municípios do Libolo e Quibala (CuanzaSul) Cacuso (Malanje).

Existem na localidade 33 indústrias extractiva­s, 18 das quais instaladas na sede municipal, concretame­nte seis moageiras de farinha de milho, cinco padarias e igual número de exploração de inertes, três empresas de fabrico de blocos de cimento e mobiliário­s, fábricas de cerveja, de água purificada e de processame­nto de milho. Tem duas indústrias paralisada­s, uma de enchimento de Vinho e outra de processame­nto de algodão.

A localidade do Dondo tem uma bacia hídrica muito rica para exploração de inertes, cujo rio liga à foz da Barra do Cuanza.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As farmácias no município de Cambambe não são abastecida­s regularmen­te
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO As farmácias no município de Cambambe não são abastecida­s regularmen­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola