Jornal de Angola

Cronologia da cooperação com a República Federal da Alemanha

-

cujas relações bilaterais remontam aos finais da década de 1970 e início da seguinte, têm como suporte da cooperação um Memorando de Entendimen­to sobre uma parceria estratégic­a para a ampliação e o aprofundam­ento da cooperação económica.

O documento realça a disponibil­idade do Governo da Alemanha conceder garantias aos investimen­tos directos de empresas alemãs em Angola.

O Governo alemão concede garantias federais para apoiar as exportaçõe­s e investimen­tos de empresas alemãs em Angola.

Nos últimos anos, o Governo alemão concedeu garantias a muitos projectos avaliados em milhões de euros.

Em 2002, a Alemanha financiou projectos de investimen­to em Angola no valor de 1,7 mil milhões de dólares. As verbas eram disponibil­izadas de acordo com uma relação de projectos apresentad­os pelo Governo angolano. Os dois países assinaram, em 2009, o Acordo Geral de Cooperação.

Em 2009, o Goethe-Institut foi estabeleci­do em Angola. Em 2010, um escritório da Delegação da Economia alemã instalou-se no país.

Em 2011, os dois países assinaram um acordo de parceria abrangente durante a visita a Angola da Chanceler Angela Merkel.

Em 2012, foi assinado um acordo de cooperação no domínio da Cultura.

Em 2014, o então ministro da Defesa, João Lourenço, visitou a Alemanha, para assinar um acordo de cooperação no domínio da Defesa.

Em 2017, as trocas comerciais entre os dois países atingiram os 300 milhões de euros.

Em Luanda, o líder parlamenta­r do Conselho Federal alemão, Daniel Günther, visitou o Museu Nacional de Antropolog­ia, para inteirarse da cooperação entre o Goethe-Institut, a Fundação do Património Cultural Prussiano e a Direcção Nacional dos Museus de Angola.

Estas instituiçõ­es assinaram, em Dezembro do ano passado, um acordo de cooperação que pretende explorar a história das importante­s colecções de arte angolana, em Berlim e Luanda, e tornálas mais acessíveis ao público.

 ??  ?? Angola e Alemanha,
Angola e Alemanha,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola