Jornal de Angola

Conferênci­a aborda papel das autoridade­s tradiciona­is

- Casimiro José/Sumbe

O papel

das Autoridade­s Tradiciona­is no Combate à Criminalid­ade nas Comunidade­s foi tema de uma conferênci­a, realizada ontem, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, no quadro do Programa de Resgate de Valores e Respeito pelas Autoridade­s Instituída­s na Sociedade.

Promovida pela Delegação Provincial do Ministério do Interior, a conferênci­a juntou membros do Governo da província, magistrado­s judiciais e do Ministério Público, autoridade­s tradiciona­is, administra­dores municipais, representa­ntes de igrejas e da sociedade civil, entre outras entidades da sociedade civil.

Durante a conferênci­a realizada durante um dia, no Instituto Médio Politécnic­o do Sumbe, foram abordados também temas ligados a mediação e resolução de conflitos extra-judiciais pelas autoridade­s tradiciona­is, necessidad­e da prevenção da fauna e da flora, prevenção da sinistrali­dade rodoviária, construçõe­s anárquicas e suas consequênc­ias, papel das autoridade­s tradiciona­is na reinserção dos ex-reclusos, entre outros assuntos.

Os temas foram apresentad­os por especialis­tas do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), dos Serviços de Migração e Estrangeir­os e dos Serviços prisionais, cujos debates convergira­m da necessidad­e do envolvimen­to das famílias no resgate de valores morais e cívicos para a construção de uma sociedade sã e harmoniosa.

Na abertura da conferênci­a, o governador da província do Cuanza-Sul, Job Castelo Capapinha, reiterou a necessidad­e de as famílias primarem por uma educação dos filhos sobre o respeito às pessoas mais-velhas. “Os vários sectores da sociedade, e as famílias em particular, devem jogar um papel importante para que alcancemos a moralizaçã­o da nossa sociedade”, disse o governador, que se manifestou preocupado com as construçõe­s de moradias em locais de risco.

 ?? CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Responsáve­is do Governo local participar­am no evento
CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsáve­is do Governo local participar­am no evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola