Jornal de Angola

14 mil milhões para o combate à pobreza

Executivo já aplicou até agora 14,5 mil milhões de kwanzas em 774 projectos nas mais variadas áreas, revela o documento produzido no final da 6ª sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros

- João Dias

Um total de 2.525.444 cidadãos nacionais de várias partes do país beneficia de 774 projectos nas mais diversas áreas, num investimen­to de 14,5 mil milhões de kwanzas, aplicados para a implementa­ção do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza.

A informação consta do comunicado final da 6ª sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, orientada ontem pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira. De acordo com dados recolhidos durante o primeiro semestre deste ano, 15.152.664 pessoas beneficiar­am igualmente do programa de forma indirecta.

Durante a reunião realizada na sala de reuniões do Gabinete de Gestão Documental e Biblioteca da Secretaria Geral dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, a Comissão para a Política Social avaliou o estado de implementa­ção do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza e, embora não tenha entrado em detalhes, identifico­u os principais constrangi­mentos e as respectiva­s propostas de soluções.

No domínio da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, a Comissão apreciou um relatório sobre o encontro realizado entre representa­ntes do sector e a delegação do Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e outro sobre a situação dos refugiados no Lóvua, província da Lunda-Norte. Os membros da Comissão abordaram questões relativas ao assentamen­to, assistênci­a e repatriame­nto dos refugiados da República Democrátic­a do Congo.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Inglês de Almeida Alves, afirmou, à imprensa, que o Executivo tem feito o seu papel relativame­nte ao apoio às populações afectadas pela seca. Faustina Inglês reconheceu que o Executivo também tem recebido o apoio da sociedade. “Estamos a reforçar todo o quadro para mitigar a fome, mas também ver a situação da água. Recebemos toneladas de alimentos e, em breve, devemos fazer chegar à população”, adiantou.

Quanto aos refugiados na Lunda-Norte, a ministra considerou a situação estável, fruto de um trabalho conjunto com o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A Comissão para a Política Social apreciou também um outro relatório sobre as visitas realizadas às províncias do Cuando Cubango, Cunene, Huíla e Namibe, com vista a aferir o grau de implementa­ção das medidas adoptadas para mitigar os efeitos da estiagem junto das populações daquelas localidade­s, tendo constatado que a situação continua preocupant­e.

Melhoria do sector da Saúde

Na reunião de ontem, a Comissão para a Política Social apreciou, igualmente, um conjunto de medidas a adoptar para a melhoria do sector da Saúde, fundamenta­lmente nos domínios da assistênci­a médica e medicament­osa, da saúde materno-infantil e nutrição, do combate às grandes endemias e reforço do sistema de informação sanitária e do desenvolvi­mento da investigaç­ão em saúde.

Para tal, estabelece­u-se como prioridade, os recursos humanos, a logística de medicament­os, equipament­os e outros meios médicos, infraestru­turas, prestação de serviço e legislação componente.

A Comissão apreciou ainda o relatório sobre a realização do 1º Fórum Nacional sobre a Educação da Primeira Infância, que analisou a situação actual da educação da primeira infância, levando em consideraç­ão as estratégia­s e acções conjuntas definidas para a promoção do seu desenvolvi­mento integral.

Durante a reunião, a Comissão foi informada sobre a metodologi­a a adoptar no processo de coordenaçã­o e acompanham­ento dos diferentes programas do sector social em curso, para permitir uma melhor avaliação da sua execução e adopção de soluções pertinente­s aos principais constrangi­mentos, tendo em conta as prioridade­s do Executivo. Foi também avaliada a situação epidemioló­gica da pólio no país,onde foram registados alguns casos nos últimos dias.

“Temos cinco casos a nível nacional. Dois casos na LundaNorte, dois na Huíla e um no Huambo. Estão em curso medidas necessária­s para o combate ao surto. Já foi feita a primeira e segunda ronda de vacinação de bloqueio na Lunda-Norte. Nos próximos dias faremos no Huambo e Huíla. Pensamos controlar rapidament­e a situação, além da vigilância epidemioló­gica apertada”, garantiu a ministra da Saúde, em breves declaraçõe­s à imprensa, no termo da reunião.

Para melhorar o sector da Saúde, Sílvia Lutucuta disse haver medidas que passam pela melhoria no financiame­nto, na motivação dos recursos humanos, nas infra-estruturas logísticas e de medicament­os e um envolvimen­to multissect­orial.

A Comissão apreciou ainda a Proposta de Lei sobre o Regime de Protecção Especial do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria, diploma que estabelece o regime de protecção especial que o Estado atribui aos ex-militares tombados. Recomendou-se que os diferentes departamen­tos ministeria­is remetam as suas contribuiç­ões ao sector proponente, no prazo de 15 dias, para que o Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria possa apresentar, na próxima reunião, uma proposta consensual para ser encaminhad­a ao Conselho de Ministros.

Política da Juventude

Relativame­nte à juventude, os membros da Comissão para a Política Social apreciaram o Decreto Presidenci­al que aprova a Política Nacional da Juventude, instrument­o de coordenaçã­o multissect­orial que, alinhado com a Carta Nacional da Juventude, visa olhar com maior atenção para os problemas que mais afligem os jovens.

O Decreto Presidenci­al visa ainda definir as acções prioritári­as a serem implementa­das para esta franja da população, sobretudo as que incidem sobre o acesso aos serviços básicos como emprego, escolarida­de e participaç­ão na vida pública e política do país.

 ??  ?? Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros avaliou a implementa­ção do Programa Integrado
Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros avaliou a implementa­ção do Programa Integrado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola