Jornal de Angola

Burundi faz convite para o investimen­to

- João Dias

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Burundi, Ezechiel Nibigira, formulou ontem, em Luanda, um convite especial aos empresário­s angolanos para investirem no seu país, que vive um clima total de paz e beneficia de circulação de pessoas e bens em toda extensão territoria­l.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, Ezechiel Nibigira reforçou que o Burundi já desfruta de um clima de paz total, com a situação social e de segurança bem controlada ao nível de todo o território.

“O meu país está de braços abertos para visitas”, afirmou o diplomata, que foi portador de uma mensagem do Presidente da República do Burundi, Pierre Kurunzinza, ao homólogo angolano, João Lourenço.

Ezechiel Nibigira disse que durante o encontro foram abordados aspectos relacionad­os com a cooperação bilateral, que já dura há décadas, incluindo a necessidad­e urgente de fortalecer os laços de amizade que unem os dois países. “Convidamos de forma especial os empresário­s angolanos a investirem no Burundi”, referiu o ministro burundês, acrescenta­ndo ser por isso que as autoridade­s do seu país consideram Angola como país irmão. Referiu que a sua vinda a Luanda, na qualidade de enviado especial de Pierre Kurunzinza, visou o reforço das relações de cooperação e amizade existentes entre os dois países.

Como forma de fortalecer ainda mais a cooperação, o ministro burundês dos Negócios Estrangeir­os disse ser “fundamenta­l” olhar para sectores concretos como das Finanças, num momento em que o Burundi aprova orçamentos com 85 por cento de receitas provenient­es de recursos internos.

“Somos capazes de financiar o nosso Orçamento Geral do Estado em 85 por cento. Precisamos criar um forte alicerce para a nossa cooperação. Convidamos a comunidade internacio­nal e cidadãos do mundo a investirem no nosso país, numa altura em que temos um novo Plano de Desenvolvi­mento Económico, que versa sobre diversas áreas”, sublinhou.

O Burundi convida investidor­es de vários países para trabalhare­m com empresário­s locais e de forma singular, com o objectivo de aproveitar as oportunida­des e vantagens do referido Plano de Desenvolvi­mento”, disse.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente João Lourenço recebeu enviado de Kurunzinza
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente João Lourenço recebeu enviado de Kurunzinza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola