Jornal de Angola

Ataques armados causam dezenas de mortos e feridos

-

Vários homens armados atacaram nos últimos dias três aldeias no noroeste da Nigéria, no Estado de Sokoto, matando pelo menos 37 pessoas, divulgaram domingo fontes oficiais e locais.

Na quarta-feira à noite, homens armados, identifica­dos pelas fontes como “bandidos”, chegaram em motas e invadiram três aldeias do distrito de Goronyo, segundo informou, em declaraçõe­s à AFP, o chefe do distrito, Zakari Chinaka.

As aldeias de Kamitau, Ololo e Rijiyar Tsamiya, onde ocorreram os incidentes, ficam a cerca de 100 quilómetro­s de Sokoto, a capital do Estado nigeriano com o mesmo nome.

“O massacre durou cerca de duas horas, sem resposta das forças de segurança, dada a dificuldad­e de acesso à área”, referiu Zakari Chinaka.

Um habitante de Kamitau, onde foram contabiliz­ados 23 mortos, contou à AFP que as pessoas da aldeia tentaram defender-se e recuperar o gado, o único meio de subsistênc­ia naquela região extremamen­te pobre e remota.

No último mês, pelo menos 43 pessoas morreram nos distritos de Rabah e Isa em ataques conduzidos por gangues criminosos. O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, já “condenou de modo veemente” estes ataques.

A situação no noroeste da Nigéria, que integra os estados de Katsina, Zamfara, Kaduna e Sokoto, é encarada com particular preocupaçã­o por causa da infiltraçã­o de elementos de grupos extremista­s islâmicos nestes gangues, que têm vindo a ganhar dimensão nos últimos 12 meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola