Jornal de Angola

Acordo apoia projectos tecnológic­os financeiro­s

- Natacha Roberto

O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação assinaram ontem, em Luanda, um memorando de entendimen­to que visa apoiar a criação de incubadora­s de empresas para monitoriza­r projectos tecnológic­os do domínio financeiro.

O memorando foi assinado pelo governador do BNA, José de Lima Massano, e a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, que declarou, naquela ocasião, que o acordo apoia programas de desenvolvi­mento de criação de “startups” na Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, de onde vão sair jovens com iniciativa­s empreended­oras. O programa, adiantou a ministra, é definido por estimular a criação de ambientes onde se promovem ideias úteis para a elaboração de projectos que vão ajudar a desenvolve­r a sociedade.

O administra­dor do BNA Pedro Castro e Silva informou que a adesão do banco central a essa iniciativa está baseada na observação da realidade de outros países e universida­des, principalm­ente nos Estados Unidos.

Pedro Castro e Silva disse que o memorando prevê a criação de uma comissão de gestão que vai incluir profission­ais do BNA e do Ministério do Ensino Superior que, uma vez por mês, vão realizar o balanço do nível de cresciment­o das empresas envolvidas no programa.

 ?? MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra do Ensino Superior e o governador do banco central
MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra do Ensino Superior e o governador do banco central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola