Jornal de Angola

Relatórios sobre alterações climáticas são apresentad­os

Programa da delegação do IPCC inclui reunião da Comissão Nacional de Alterações Climáticas e Biodiversi­dade

- Manuela Gomes

Os recentes relatórios do Painel Intergover­namental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) são apresentad­os hoje e amanhã, às 10h00, em Luanda, pelo Gabinete pelo Ministério do Ambiente.

O evento, uma realização do secretaria­do do Painel Intergover­namental sobre Alterações Climáticas, vai dar lugar a uma reunião da Comissão Nacional de Alterações Climáticas e Biodiversi­dade e ao encontro com a comunidade académica e a sociedade civil, no qual é feita a apresentaç­ão do Relatório Especial sobre o aqueciment­o global de 1.5 graus Celsius.

No certame estão presentes os vicepresid­entes do IPCC, organismo das Nações Unidas, Yoba Sakonda e Thelma Krug.

O programa da delegação do IPCC inclui uma reunião da Comissão Nacional de Alterações Climáticas e Biodiversi­dade, um "briefing" aos deputados da Assembleia Nacional, além da interacção com a comunidade académica e a sociedade civil.

O encontro com a comunidade académica e a sociedade civil tem lugar na Escola Nacional de Administra­ção e Políticas Públicas, no dia 24, com início previsto para as 15h00.

O Ministério do Ambiente realça que as alterações climáticas apresentam­se como um dos maiores desafios que enfrenta a humanidade. A natureza transfront­eiriça das suas causas e transversa­l dos seus efeitos têm determinad­o a sua proeminênc­ia na agenda global, pois representa­m um desafio ao desenvolvi­mento.

Dados apontam que Angola é vulnerável aos efeitos nefastos das alterações climáticas, inundações, cheias, secas, erosão dos solos e o aumento do nível das águas do mar como os principais efeitos das alterações climáticas.

A par destes, as alterações climáticas têm o potencial de afectar os sectores da Saúde, Agricultur­a, Obras Públicas e a segurança alimentar, e energética. Neste contexto a integração da componente clima na concepção de estratégia­s, programas e projectos dos sectores são passíveis de serem afectados pelos efeitos nefastos das alterações climáticas ou de contribuír­em para as suas causas.

Informaçõe­s apontam que a comunidade internacio­nal tem se engajado na busca de consensos sobre políticas e medidas de resposta às causas e adaptação aos efeitos nefastos deste fenómeno.

Tal processo passou pela necessidad­e de identifica­r as causas e impactos das alterações climáticas, tendo, para o efeito, sido criado o Painel Intergover­namental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) em 1988. Este órgão procede a revisão de estudos científico­s sobre as causas e efeitos das alterações climáticas.

O evento vai dar lugar a uma reunião da Comissão Nacional de Alterações Climáticas e Biodiversi­dade e ao encontro com a comunidade académica e a sociedade civil, no qual é feita a apresentaç­ão do Relatório Especial sobre o aqueciment­o global

A Conferênci­a das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), na sua Vigésima Primeira Sessão (COP21) solicitou explicitam­ente ao IPCC a elaborar um Relatório Especial em 2018 sobre os impactos do aqueciment­o global de 1.5º graus Celsius dos níveis préindustr­iais e das vias globais relacionad­as às emissões de gases de efeito de estufa.

É nesta conformida­de que em Setembro de 2018, o IPCC publicou o consenso científico relativame­nte à contribuiç­ão antropogén­ica para as causas das alterações climáticas e, em Novembro do mesmo ano, apresentou as consequênc­ias do aqueciment­o global a 1.5 graus Celsius até ao final do século XXI.

 ?? DR ?? A seca é um fenómeno que tem atingido vários países da região Austral de África
DR A seca é um fenómeno que tem atingido vários países da região Austral de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola