Jornal de Angola

Catarina Sousa melhora marca nacional absoluta

- Job Franco

A nadadora angolana Catarina Sousa bateu ontem, o seu próprio recorde nacional absoluto, na categoria de juniores, na prova dos 100 metros costas, ao terminar com o tempo de um minuto, sete segundos e 96 décimos, a disputa da 18ª edição do Campeonato do Mundo, em ambos os sexos, em piscina de 50 metros.

O anterior registo estava fixado em 1 min: 9 seg. 19 déc.. Com cerca de 63 atletas inscritos na prova, Catarina ocupou a 53ª posição na classifica­ção.

Daniel Francisco (juniores) no domingo destacou-se nos 50 metros mariposa. O nadador ocupou o 57º lugar num universo de 94 participan­tes, ao bater o próprio recorde. O atleta melhorou a sua marca pessoal, ao terminar com o tempo de 25 segundos e 15 décimos. A marca anterior estava fixada em 25seg: e 27déc.

Por outro lado, a eleita melhor desportist­a feminina no Globo de Ouro Angola, pelos feitos conquistad­os no ano transacto, no país e no exterior, Lia Lima (júnior) disputou a prova dos 100 metros mariposa e terminou no 43º lugar da classifica­ção geral, com 1min: 4seg. 40 déc.

Nos 100 metros mariposa, Salvador Gordo representa hoje a Selecção Nacional, enquanto que na quinta-feira volta a entrar em cena nos 200 metros (mariposa). Amanhã, Lia percorre a mesma distância (mariposa).

Daniel Francisco regressa à piscina de 50 metros (livre), na sexta-feira. No mesmo dia, os nadadores angolanos, ainda por definir, competem igualmente nas provas de estafeta 4x100 e 4x100 estilos. O evento, aberto a 12 deste mês, encerra domingo, e é qualificat­ivo para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, no Japão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola