Jornal de Angola

Deputado N’Zau Puna apresenta autobiogra­fia

-

O nacionalis­ta Miguel Maria N'Zau Puna apresenta amanhã, na Universida­de Católica, a sua autobiogra­fia intitulada “Mal me querem - A história de Angola na voz de quem a fez, um testemunho sem meias palavras”.

O livro, com mais de 250 páginas, aborda as longas excursões que o ex-dirigente da UNITA vivenciou, desde a localidade da Jamba (província do Cuando Cubango) a Luanda, passando pela Zâmbia, Tunísia e China.

Miguel Maria N’Zau Puna recorda vivências e peripécias, com destaque para a intimidade com o primeiro presidente da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, o conflito armado, os Acordos de Alvor e de Bicesse e as eleições de 1992, os bastidores da guerrilha, a aliança da UNITA com o regime do apartheid, a paz e a ruptura com a UNITA.

A auto-biografia de N'Zau Puna desvenda, igualmente, “os dramas, massacres e os sonhos de um mundo melhor - as dores de parto de uma Nação”.

O deputado Raul Tati, que fez o prefácio do livro, considerou que a obra, não sendo um compêndio de história, traz subsídios importante­s e incontorná­veis que podem ser racionalme­nte aproveitad­os para a pesquisa historiogr­áfica acometida aos historiado­res angolanos. “O livro retrata o perfil de um combatente, ou melhor, usando as suas próprias palavras, de um ‘guerrilhei­ro da vida’”, considera Raul Tati, para quem o factos narrados na obra demonstram que a vontade de conquistar a liberdade esteve sempre acima de qualquer sacrifício, confirmand­o assim a intuição de Nelson Mandela “no sacrifice is too great in the struggle for freedom” (nenhum sacrifício é grande demais na luta pela liberdade).

Biografia

Miguel Maria N’Zau Puna nasceu em 1932, em Cabinda. Perseguido pelo colonialis­mo, exilou-se no Congo-Léopoldvil­le (actual RDC), em 1961, e aderiu à UPA. Passou os anos seguintes a estudar, como bolseiro, na Escola de Agricultur­a de Moghrane, Tunísia, e na Escola Superior de Cooperação, tendo recebido treino militar na China.

N’Zau Puna combateu de armas na mão desde o primeiro momento, pela independên­cia de Angola, nas fileiras da UNITA, partido de que foi secretário-geral. Foi igualmente comissário político geral das FALA (antiga organizaçã­o militar da UNITA). Esteve presente nos acordos entre o MPLA e a UNITA de 1974, chefiou a delegação deste partido na tomada de posse do Governo de Transição e participou nos Acordos de Bicesse.

Em 1992, abandonou a UNITA e fundou a TRD (Tendência de Reflexão Democrátic­a). Mais tarde, tornou-se embaixador no Canadá e general (de três estrelas) na reserva. Actualment­e é deputado do MPLA.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola