Jornal de Angola

História do Kongo publicada em livro

-

O livro “Mbôngi a Ñgîndu”, que em português significa escola de ciências políticas no antigo Kongo, do historiado­r Patrício Batsîkama, é apresentad­o hoje, no Auditório do Instituto Superior Politécnic­o Tocoísta (ISPT), em Luanda.

Segundo Ivaldo Lima, coordenado­r de Pós-Graduação em Estudos Africanos da Universida­de da BahiaBrasi­l, que escreveu o prefácio do livro, a obra mostra detalhes dos vários aspectos políticos e administra­tivos do Reino do Kongo, desde as escolas de formação e o corpo técnico de funcionári­os.

O autor, refere Ivaldo Lima, foi movido, ao escrever o livro de 133 páginas, pela inspiração de contribuir para a consagraçã­o do Reino do Kongo como Património Mundial da Humanidade.

Editado pela Mayamba e com uma tiragem de 1500 exemplares, o livro é um conjunto de uma série de investigaç­ões feitas pelo historiado­r Patrício Batsîkama sobre a escola das ciências políticas no antigo Kongo. Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama é autor de obras como “Tokoismo, Teologia da Libertação”, “O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”, “Makela ma Zombo” e “Nação, Nacionalid­ade e Nacionalis­mo em Angola”.

É docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), do qual é coordenado­r do Centro de Estudos e Investigaç­ão Científica Aplicada (CEICA).

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Patrício Batsîkama fala das ciências políticas do Kongo
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Patrício Batsîkama fala das ciências políticas do Kongo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola