Jornal de Angola

19 bancos excluídos do leilão de divisas

-

O Banco Nacional decidiu excluir do leilão de divisas desta semana o Millenium Atlântico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimen­to Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu, por não terem apresentad­o os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada.

O Banco Nacional de Angola (BNA) limitou a 7 bancos comerciais o acesso à compra de divisas nas sessões de leilão agendadas para esta semana, deixando 19 instituiçõ­es fora do negócio.

De acordo com um documento do Departamen­to de Controlo Cambial do BNA, citado pela Angop, os 19 bancos foram excluídos do leilão de divisas por não apresentar­em os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada ou por apresentar­em uma execução abaixo de 50 por cento.

Os bancos penalizado­s são: Millennium Atlantico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimen­to Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu. O BNA justifica a medida pelo facto de o reporte das operações executadas na plataforma SSIF não reflectir o montante total vendido, facto que contraria o disposto no Instrutivo nº 19/2018 de 3 de Dezembro.

O Banco Central entende que alguns bancos comerciais até poderão ter executado as operações pelas quais adquiriram divisas junto do BNA, mas a falta de reporte na íntegra contraria o disposto na Directiva nº 1/DCC/2017 de 1 de Fevereiro.

O Banco Nacional de Angola reitera que a exigibilid­ade para a condução de operações cambiais não consiste apenas na participaç­ão nas sessões de vendas de divisas, mas também na execução e reporte, em conformida­de com os normativos em vigor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola