Jornal de Angola

Abdel al-Sisi prorroga estado de emergência

-

O Presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sisi, assinou ontem um decreto para prorrogar o estado de emergência no país por mais três meses, informou a agência Mena. Esta decisão foi apoiada pelo Parlamento egípcio e entra em vigor a partir de amanhã.

O decreto refere que as Forças Armadas e a Polícia devem fazer todo o possível para combater o terrorismo e as fontes financeira­s do terrorismo, além de proteger vidas e propriedad­es.

O estado de emergência foi declarado no Egipto em Abril de 2017, depois dos ataques terrorista­s contra igrejas cristãs nas cidades de Tanta e Alexandria, que mataram mais de 50 fiéis e feriram 100 outros.

Extremista­s condenados

Um tribunal egípcio condenou segunda-feira onze pessoas à prisão perpétua por ingressare­m no grupo extremista Estado Islâmico (Daseh), revelou ontem o jornal egípcio Youm7, citando o Ministério Público.

As pessoas condenadas, de acordo com dados do Ministério Público, foram treinadas em campos terrorista­s para participar­em em combates na Síria e no Iraque, bem como para realizarem ataques no Egipto. Dois outros réus foram condenados a 15 anos de prisão.

Enquanto isso, cinco refugiados eritreus, dos 40 que foram detidos domingo pela Polícia egípcia durante uma manifestaç­ão nos escritório­s da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), continuava­m ontem presos no Cairo. Segundo a BBC, os refugiados protestava­m contra os atrasos no processame­nto de registos de requerente­s de asilo dos recém-chegados.

Um dos refugiados disse àquela estação que a Polícia está a tentar descobrir o promotor da manifestaç­ão. O Movimento Eritreu para a Democracia e os Direitos Humanos disse temer que o grupo possa ser deportado para a Eritreia. O escritório do ACNUR no Egipto ainda não comentou o assunto.

 ?? DR ?? Forças da ordem redobram a vigilância nas cidades egípcias
DR Forças da ordem redobram a vigilância nas cidades egípcias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola