Jornal de Angola

Índia desmente pedido a Trump para mediar conflito com Paquistão

-

O Presidente dos EUA, Donald Trump, desencadeo­u uma tempestade política na Índia ao afirmar ontem que o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, lhe pediu para mediar as relações com o Paquistão sobre Caxemira, o que as autoridade­s indianas já desmentira­m.

A polémica surgiu quando, na segunda-feira, o PrimeiroMi­nistro paquistanê­s, Imran Khan, pediu a Donald Trump, durante uma reunião em Washington, para que mediasse o conflito sobre as divergênci­as que separam Índia e Paquistão sobre o controlo da região de Caxemira.

O Presidente norte-americano respondeu que Narendra Modi já lhe tinha feito igual pedido, durante a cimeira do G20, no Japão, no passado mês, o que, entretanto, foi desmentido pelas autoridade­s da Índia.

Na versão de Trump, Modi perguntou-lhe se gostaria de ser o mediador na disputa sobre o controlo de Caxemira, que se prolonga desde 1947, acrescenta­ndo que essa mediação deveria ocorrer na própria região de Caxemira.

Perante a revelação de Trump, a oposição a Narendra Modi atacou o PrimeiroMi­nistro indiano, dizendo que esse facto constituir­ia uma mudança estratégic­a na posição histórica de Nova Deli na questão de Caxemira, que tem admitido como única via uma solução bilateral entre a Índia e o Paquistão.

Modi “traiu os interesses da Índia”, disse o líder parlamenta­r da oposição, Rahul Gandhi, numa mensagem na conta pessoal da rede social Twitter.

O ministro indiano dos Negócios Estrangeir­os, Subrahmany­am Jaishankar, desmentiu a versão de Donald Trump, perante o Parlamento.

 ?? DR ?? Narendra Modi, PM indiano
DR Narendra Modi, PM indiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola