Jornal de Angola

Centro Alimentar renova tecnologia

-

O Centro de Tecnologia Alimentar da Calenga, localizado no município da Caála (Huambo) está a aplicar 200.000 dólares na aquisição de equipament­os para processame­nto e transforma­ção de frutas e legumes.

Aaquisição­dosequipam­entos, a partir da África do Sul, está a ser feita por fases, disse o responsáve­l da instituiçã­o, Hilário Salupula, sem fazer menção à fonte do financiame­nto.

Instalado numa área de dois hectares, o Centro de Tecnologia Alimentar da Calenga produz actualment­e, à base de frutas e legumes, álcool, aguardente, licores e doces para a merenda escolar, que têm como principais destinos as províncias de Benguela, Cuando Cubango, Huambo, Huíla e Luanda.

Com o investimen­to em curso, segundo Hilário Salupula, a instituiçã­o perspectiv­a fazer chegar os seus produtos a todo o país. Neste momento, prosseguiu, pelo menos 10 instituiçõ­es, incluindo a Refriango, já manifestar­am interesse em adquirir os produtos do centro.

Outro ganho que se espera do investimen­to em curso, segundo Hilário Salupula, está na possibilid­ade de formação de técnicos básicos para o fomento da indústria rural.

Criado em 2002 no complexo da Chianga, a 12 quilómetro­s da cidade do Huambo, onde funciona a Faculdade de Ciências Agrárias da Universida­de José Eduardo dos Santos, o centro foi transferid­o, em Julho de 2017, para a comuna da Calenga.

 ?? DR ?? O Centro já produz álcool, licores e doces, à base de frutas
DR O Centro já produz álcool, licores e doces, à base de frutas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola