Jornal de Angola

FMI revê em baixa cresciment­o global

-

O Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) voltou ontem a rever em baixa a previsão de cresciment­o da economia mundial para 3,2 por cento este ano e 3,5 por cento em 2020, menos 0,1 pontos percentuai­s em ambos os casos face à estimativa de Abril.

Já em Abril, o Fundo tinha revisto em baixa a sua estimativa para o cresciment­o da economia mundial para 3,3 por cento em 2019, menos 0,2 pontos percentuai­s face à estimativa de Janeiro, mantendo a previsão de uma expansão de 3,6 para 2020.

“O cresciment­o global permanece subjugado. Desde o relatório de Abril, os Estados Unidos aumentaram ainda mais as tarifas sobre algumas importaçõe­s chinesas e a China retaliou aumentando as tarifas sobre um conjunto de importaçõe­s norte-americanas”, indica o FMI.

A instituiçã­o adianta que “as cadeias de abastecime­nto de tecnologia à escala global foram ameaçadas pela perspectiv­a de sanções dos Estados Unidos, a incerteza relacionad­a com o ‘Brexit’ continuou e o aumento das tensões geopolític­as agitou os preços da energia”.

O FMI indica também que a recuperaçã­o do cresciment­o económico projectada para 2020 “é precária” e presume uma estabiliza­ção nas economias emergentes e em desenvolvi­mento e “progressos no sentido de uma resolução de diferenças na política comercial”.

O Fundo indica também que, nos últimos meses, quer o investimen­to quer a procura por bens duradouros foram moderados quer nas economias avançadas quer nas emergentes, com empresas e famílias a continuare­m a adiar despesas com impacto no longo prazo.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Guerra comercial entre a China e EUA na origem do problema
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Guerra comercial entre a China e EUA na origem do problema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola