Jornal de Angola

Saúde está preparada para combate ao ébola

- Joaquim Suami | Cabinda

Cabinda está preparada para garantir assistênci­a médica e medicament­osa a todos os casos suspeitos de ébola, uma epidemia que tem assolado a República Democrátic­a do Congo, que faz fronteira com a província angolana.

De acordo com o chefe de departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias, em exercício, José Cuico, a Comissão Provincial, criada para trabalhar na prevenção da doença, tem todas as condições técnicas e administra­tivas reunidas para atender todos os casos suspeitos de ébola, que eventualme­nte possam dar entrada em unidades hospitalar­es próximas das fronteiras com a RDC e República do Congo.

“Cabinda está pronta, e se aparecer um caso de ébola, temos áreas de quarentena montadas, para atender as pessoas suspeitas da patologia. Em cada zona fronteiriç­a vamos escolher uma unidade hospitalar mais próxima para atender os pacientes”, disse José Cuico.

A Comissão Provincial de Prevenção do Ébola já notificou o Ministério da Saúde para o envio de mais equipament­os para prestar socorro aos doentes suspeitos, uma acção que conta com o apoio das Forças Armadas Angolanas (FAA), que vão disponibil­izar 80 pares de equipament­os para a província de Cabinda.

Para evitar a entrada ilegal de cidadãos da RDC e da República do Congo em Cabinda, a partir das zonas fronteiriç­as de difícil acesso, as autoridade­s de Cabinda estão a trabalhar com a Polícia de Guarda Fronteira, autoridade­s tradiciona­is e Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

 ?? DR ?? Autoridade­s em Cabinda têm condições para travar o ébola
DR Autoridade­s em Cabinda têm condições para travar o ébola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola