Jornal de Angola

Detida rede que roubava carros em Luanda para vender no Zaire

Malfeitore­s foram autuados nos dias 18 e 19 deste mês, depois de terem roubado, no dia 16, uma viatura Toyota Hilux no bairro Paraíso, município de Cacuaco

- André da Costa Jornal de Angola.

Uma rede de 12 elementos, com idades entre 27 e 32 anos, que roubava viaturas em Luanda e vendia na província do Zaire, foi detida recentemen­te pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) de Luanda, soube o

O porta-voz do Serviço de Investigaç­ão Criminal de Luanda, superinten­dente Fernando de Carvalho, disse que as viaturas foram roubadas entre 2016 até à data presente, em vários bairros dos municípios de Cacuaco e Viana.

Entre as viaturas roubadas constam Toyota, modelos Fortuner, Hiace e Hilux, Kia, modelo Sorento, bem como um Mitsubish-Canter, roubadas nos bairros da Ecocampo e Malueca, em Cacuaco, Candua e Pau Grande, no Cazenga.

O SIC deteve os malfeitore­s nos dias 18 e 19 deste mês, depois de terem roubado no passado dia 16, por volta das 5 horas da manhã, uma viatura Toyota Hilux, no bairro Paraíso, município de Cacuaco.

Depois de roubadas, as viaturas eram transporta­das por via terrestre para a província do Zaire, onde eram comerciali­zadas a preços irrisórios, de acordo com a marca e modelo.

Para concretiza­r os roubos, os marginais usavam viaturas de marcas Toyota, modelo Starlet, e Kia, modelo Rio, sob ameaça de armas de fogo do tipo AKM, e duas motorizada­s de marca Lingkeng. Rede de malfeitore­s está a contas coma Justiça devendo responder pelos crimes cometidos

Fernando de Carvalho disse que o mesmo grupo é ainda acusado de roubar sete motorizada­s de marca Lingkeng na zona da Estalagem, que foram comerciali­zadas na mesma zona e eram usadas como mototáxi.

Para concretiza­r os roubos, os marginais usavam armas de fogo, simulando serem passageiro­s e ao longo do caminho recebiam as motorizada­s. Fernando de Carvalho explicou que dos 12 meliantes detidos, três já estiveram nas celas do SIC, por roubo de viatura, posse ilegal de arma de fogo e burla entre 2016 e 2018.

Um dos meliantes chegou a ser condenado no dia 9 de Dezembro de 2016, pelo Tribunal Provincial de Luanda, a dois anos de prisão maior, por crime de posse ilegal de arma de fogo, tendo cumprido pena e restituído à liberdade no ano passado.

O SIC desmantelo­u parcialmen­te outro grupo de marginais de 17 e 19 anos, composto por oito elementos, dos quais cinco já detidos, acusados de roubo em cantinas em vários bairros do município de Viana, com recurso a armas de fogo, facas e catanas.

Este grupo foi detido no dia 20 deste mês, quando assaltava uma cantina no bairro da Paz, no Distrito Urbano do Kikuxi. De acordo com o SIC, este grupo são autores confessos de roubo em residência­s, viaturas, motorizada­s, assaltos na via pública, em Viana.

O SIC deteve dois indivíduos de 30 e 32 anos de idade, no bairro Bita Progresso, por serem supostos autores de roubos a cidadãos estrangeir­os, na zona do Mártires de Kifangondo, Capalanga e em armazéns no Bairro Kalawenda, nos arredores do Papá Simão.

Os indivíduos são ainda autores confessos de roubos a cidadãos nacionais e estrangeir­os na centralida­de do Kilamba, roubo de viatura e motorizada­s e uma pistola no bairro do Talatona.

O SIC apreendeu dez armas de fogo, sendo sete AKM, uma caçadeira, e duas pistolas, seis viaturas de várias marcas e modelos, electrodom­ésticos, telemóveis, bens alimentare­s roubados no interior de várias cantinas.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola