Jornal de Angola

Amigdalite é doença frequente no cacimbo

- Carla Bumba de Angola, Jornal

As amigdalite­s são uma doença frequente na época de cacimbo, na qual o ar é seco e bastante húmido. Resultam de uma inflamação ao nível dos gânglios linfáticos, localizado­s na parte lateral da garganta e traseira da boca, que afecta maioritari­amente as crianças, disse o médico pediatra Silvano Adelino. Em entrevista ao

o médico disse que as amígdalas fazem parte do sistema de defesa do organismo, ajudando a manter as bactérias e outros agentes patogénico­s longe de locais em que possam causar infecções.

Os sintomas mais frequentes das amigdalite­s são as amígdalas inchadas e avermelhad­as, placas brancas ou amareladas, dor de garganta, dificuldad­es em engolir alimentos e febres.

Nódulos linfáticos no pescoço, mau hálito, dor de cabeça, são outros sintomas da doença, na qual algumas pessoas podem sentir dor de ouvido, no maxilar e no pescoço.

Com efeito, o pediatra aconselhou os pais a agasalhare­m bem as crianças, principalm­ente aquelas que frequentam creches e escolas, para as prevenir o contágio com o vírus e bactérias que podem resultar no aparecimen­to de amigdalite­s.

Lavar as mãos frequentem­ente, evitar partilhar utensílios de uso pessoal como talheres e escovas de dentes, alimentos, copos e garrafas, substituir a escova de dentes após ter sido diagnostic­ada a doença, são algumas precauções para evitar as amigdalite­s.

O especialis­ta esclareceu que existem dois tipos de amigdalite, nomeadamen­te a bacteriana e a viral, sendo a primeira causada por infecção de bactérias e a manifestaç­ão mais comum dessa forma da doença é a amigdalite estreptocó­cica, em que o tratamento mais específico é à base de antibiótic­os.

A amigdalite viral é o tipo mais comum, sendo causada pela infecção de vírus nas amígdalas. O tratamento pode ser feito em casa, à base de medicament­os e cuidados simples.

O pediatra explicou que para realizar o diagnóstic­o da amigdalite é preciso um exame físico, no qual o médico examina a boca e a garganta para ver se as amígdalas estão inchadas.

Silvano Adelino referiuse ainda que durante o tratamento de uma amigdalite simples e crónica, o médico deve prescrever anti-inflamatór­ios, analgésico­s, antitérmic­os, hidratação e alimentaçã­o balanceada.

Quando o caso é grave, pode ser indicado um procedimen­to cirúrgico que consiste na extracção das amígdalas. Algumas crianças com infecção podem precisar de cirurgia para remover as amígdalas, chamada de amigdalect­omia.

Durante o período de recuperaçã­o, disse o médico é importante descansar o suficiente, beber bastantes líquidos e evitar alimentos e bebidas quentes, aconselhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola