Jornal de Angola

Lionel Yombi reforça o ataque do 1º de Agosto

- António de Brito

Com a contrataçã­o do avançado camaronês Lionel Yombi, ex-Desportivo da Huíla, o plantel do 1º de Agosto, tetracampe­ão nacional, está fechado visando a disputa do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola’2019/20, Taça de Angola e Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Depois de ter representa­do por duas épocas os "militares" da Frente Sul, tendo marcado 18 golos, sendo sete no primeiro ano e 11 no segundo, Lionel Yombi optou pelo 1º de Agosto com o objectivo de se sagrar campeão nacional.

Em 2017, o jogador estreouse no Girabola ao serviço do Progresso da Lunda-Sul, apesar de ter apontado um golo no campeonato na vitória frente ao Desportivo da Huíla, por 1-0, daí a razão da cobiça pelo jogador.

Yombi pode ser o atleta que o treinador Dragan Jovic andava à procura para reforçar a linha atacante, atendendo ao facto de a equipa estar demasiado dependente de Mabululu, melhor marcador do campeonato passado com 14 golos.

Dago desfalca equipa

O avançado congolês-democrata Dago é a baixa de vulto na formação militar, ao lesionar-se no joelho direito num dos treinos da equipa. O atleta foi reavaliado pelo corpo médico e vai ser submetido a uma intervençã­o cirúrgica de urgência.

Depois das dispensas de Mingo Bille (lateral direito),Yisa (central) e Aquino (médio), a formação do Rio Seco registou igual número de entradas, casos de Jó (central, ex-Progresso Sambizanga), Yazid Atouba (médio, ex-Martzburg da África do Sul) e Lionel Yombi (exDesporti­vo). Com a finalidade de manter os troféus ganhos no ano passado, após a conquista do Girabola e da Taça de Angola, o bósnio decidiu não alterar a espinha dorsal do plantel, a fim de garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Depois do fracasso na edição passada, o 1º de Agosto pretende este ano melhorar a façanha de 2018, onde caiu nas meias-finais diante do Esperance de Tunis, ao perder por 4-2, quando na primeira mão venceu (1-0), com golo do médio Buá.

À procura da forma desportiva ideal, o 1º de Agosto cumpre hoje a sua terceira semana de preparação, em Luanda. Dragan Jovic intercala os trabalhos da equipa com a realização de jogos de controlo.

Dos amistosos já efectuados, o campeão angolano perdeu diante do FC Bravos do Maquis (2-3), a seguir empatou (1-1), frente aos Palancas Negras.

Integram o plantel do 1º de Agosto 30 jogadores, Tony Cabaça, Neblu e Julião (guardarede­s); Massunguna, Paizo, Isaac, Bonifácio, Bobó, Jó, Catraio e Aldair (defesas); Macaia, Ibukun, Zito, Mário, Kila, Atouba, Natael, Buá, Mongo, Moisés, Fausto, Vitor e Nelson da Luz (médios); Capita, Ary Papel, Dago, Lionel Yombi e Mabululu (avançados).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola