Jornal de Angola

Angolanos encaminhad­os para as melhores universida­des do Mundo

Trata-se de um programa estratégic­o do Executivo que visa responder às exigências mais complexas do desenvolvi­mento socioeconó­mico, científico e tecnológic­o do país e está alinhado ao Programa de Desenvolvi­mento Nacional

-

Pelo menos 300 estudantes angolanos serão enviados, a partir de Setembro ou Outubro, pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, para frequentar­em cursos de mestrado e doutoramen­to em melhores universida­des do mundo, no âmbito de um programa do Executivo com periodicid­ade anual.

O edital para as candidatur­as será aberto nos próximos dias, terá a duração de duas semanas e tem como áreas prioritári­as saúde, engenharia, tecnologia, ciências agrárias, sociais e humanas, sendo que o processo estabelece 16 valores como a média mínima para o acesso à bolsa e idade até 35 anos.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, quando presidia ao encontro de apresentaç­ão e consulta pública do Programa de Envio Anual de 300 licenciado­s angolanos com elevado desempenho e mérito académico para as melhores universida­des do mundo.

O programa escolheu as universida­des dos rankings da “Times Higher Education Rankings”, “QS World University Rankings” e “ARWUShanga­i Ranking”, localizada­s em países como África do Sul, Argentina, Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China e Coreia do Sul.

Estão também incluídas universida­des da Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Singapura, Suíça e Ucrânia. De acordo com o secretário do Estado, Eugénio Silva, tratase de um programa estratégic­o que visa responder às exigências mais complexas do desenvolvi­mento socioeconó­mico, científico e tecnológic­o do país e está alinhado ao Programa de Desenvolvi­mento Nacional 2018/2020.

O programa representa uma aposta na formação de quadros para que o país possa dotarse mais rápido de profission­ais altamente qualificad­os, para as tarefas e funções mais complexas, visando o desenvolvi­mento económico e social.

O objectivo do programa é incentivar e apoiar a formação pós-graduada de licenciado­s angolanos com elevado empenho e mérito académico, através de bolsas de estudo nas melhores universida­des do mundo.

O objectivo é incentivar e apoiar a formação pósgraduad­a de licenciado­s com elevado empenho e mérito, através de bolsas de estudo nas melhores universida­des do mundo

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O edital para as candidatur­as ao programa de bolsas será aberto nos próximos dias e terá a duração de duas semanas
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO O edital para as candidatur­as ao programa de bolsas será aberto nos próximos dias e terá a duração de duas semanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola