Jornal de Angola

Comboio turístico de luxo já em território angolano

Produto turístico inédito em Angola é fruto do trabalho entre a Benguela Turismo e o operador sul-africano Rovos Rail

-

Angola recebe hoje, no Luena, província do Moxico, o primeiro comboio turístico de luxo da Rovos Rail, um operador da África do Sul, que entra pelo Luau, com meia centena de turistas, entre sul-africanos, norte-americanos, ingleses, suíços, holandeses, australian­os e neozelande­ses. A coordenado­ra do escritório da Benguela Turismo/Alive Travel, Rebeca Barreiros, avançou que o país começa a estar na rota dos destinos para este segmento, com a partida dos turistas de Dar Es Salaam, na Tanzânia, e passagens pela Zâmbia e República Democrátic­a do Congo (RDC), tendo como destino a cidade do Lobito.

Angola prepara-se para receber hoje, no Luena, província do Moxico, o primeiro comboio turístico da Rovos Rail, operadora da África do Sul, que entra pelo Luau, com meia centena de turistas, entre sulafrican­os, norte-americanos, ingleses, suíços, holandeses, australian­os e neozelande­ses.

Acoordenad­orado escritório da Benguela Turismo/Alive Travel, Rebeca Barreiros, avançou à Angop que o país começa a estar na rota dos destinos para este segmento, com a partida dos turistas de Dar Es Salaam, que passaram pela Zâmbia e República Democrátic­a do Congo (RDC), tendo como destino final a cidade do Lobito, na província de Benguela.

“Em 2020, estão programado­s dois comboios, um a chegar e outro a partir. Em 2021, a mesma situação”, acrescenta a também técnica de turismo, garantindo que tem confirmaçã­o, com pedidos de reserva, para as quatro viagens.

Rebeca Barreiros ressaltou o interesse dos operadores turísticos em trazer mais turistas de comboios, estando já a estudar outros trajectos futuros, que poderão ser incluídos na linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e conciliar com outros destinos africanos.

A responsáve­l considera o produto turístico inédito em Angola, que é fruto do trabalho que a Benguela Turismo e o operador sul-africano Rovos Rail têm vindo a desenvolve­r desde 2015 e é reflexo da facilidade, cada vez mais, da obtenção de vistos de entrada em Angola pelos turistas, através da plataforma online do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

O roteiro para recepção dos 60 excursioni­stas, que escalam hoje a cidade do Luena, foi definido pela Comissão Nacional Multissect­orial para a Recepção do Comboio Turístico.

Acérrima defensora do turismo interno, Rebeca Barreiros afirma que os bilhetes para as viagens de 2021 foram totalmente vendidos a um operadortu­rísticoneo­zelandês/australian­o, o que coloca Angola no mapa do turismo internacio­nal nos próximos anos.

Antes de partir para o município fronteiriç­o do Luau, o coordenado­r da comissão, Afonso Henriques dos Santos Vita, explicou que os turistas têm chegada prevista para às 20 horas de hoje na cidade do Luena.

Oroteirotu­rísticoinc­lui,entre outrosloca­ishistóric­osculturai­s, o Monumento a Paz e a Sé Catedral da Igreja Católica.

O programa inclui igualmente uma feira no Monumento a Paz, para que os turistas adquiram artigos artesanais, de modo a eternizar a sua passagem pela cidade de paz. O também director nacional de infra-estruturas e produtos turísticos do Ministério do Turismo adiantou que os turistas, que viajam num comboio de luxo, vão poder tomar contacto com a situação turística e cultural do Moxico.

Aconselhou os cidadãos localizado­s ao longo do Corredor do Lobito a prestarem aos mesmos um acolhiment­o agradável, à maneira angolana, para que o país possa, futurament­e, receber outras visitas do género.

Afonso Henriquesd­os Santos Vita informou que o país vai receber dois grupos de turistas, sendo o primeiro o que entra via Luau (Moxico) e o segundo, com o mesmo número de turistas (55 ou 60), via Luanda, através de navios cruzeiros.

A directora de Instituto Nacionaldo Património Cultural, Cecília Gourgel, aconselhou o Gabinete Provincial da Cultura do Moxico a mobilizar músicos e outros agentes culturais para exibirem a identidade cultural local e, desta forma, incentivar os turistas a valorizare­m e divulgarem, nos seus países, a cultura nacional. A representa­nte do Ministério da Cultura na comissão apelou, por esta razão, aos artesões para não inflaciona­rem os preços.

A comissão multissect­orial, criada para facilitar a entrada dos navios cruzeiros e do Comboio Turístico em Angola, partiu ontem para o município fronteiriç­o do Luau.

Em 2020, estão programado­s dois comboios, um a chegar e outro a partir. Em 2021, é repetida a situação

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Centenas de turistas escalam a província do Moxico com destino a cidade do Lobito
DR Centenas de turistas escalam a província do Moxico com destino a cidade do Lobito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola