Jornal de Angola

650 milhões de barris descoberto­s no Bloco 15

-

A petrolífer­a italiana ENI anunciou ontem que completou a avaliação do bloco de petróleo 15/06, confirmand­o a existência de 650 milhões de barris, podendo encontrar ainda mais no norte do sector. “A ENI perfurou, com sucesso, o poço Agogo 2, a primeira avaliação da descoberta no Bloco 15/06, ao largo da costa de Angola”, escreve a ENI.

A petrolífer­a italiana ENI anunciou ontem uma perfuração bem-sucedida no poço Agogo-2, no Bloco 15/06 do “offshore” angolano, onde confirmou a existência de 650 milhões de barris de petróleo.

A companhia declara que a perfuração foi a primeira para avaliação da descoberta Agogo e que, além dos 650 milhões de barris, o reservatór­io indica um potencial adicional no sector norte, o qual tem previsão de ser analisado através da perfuração de outros poços de avaliação.

O Agogo-2 foi perfurado pelo navio-sonda “Poseidon”, três quilómetro­s a noroeste do poço de descoberta Agogo-1, a cerca de 180 quilómetro­s da costa angolana e 23 quilómetro­s da Unidade Flutuante de Produção e Armazename­nto (FPSO) “Ngoma”.

O poço foi perfurado a uma profundida­de de água de 1 700 metros, tendo alcançado uma profundida­de total de 3 949 metros.

O grupo empreiteir­o do Bloco 15/06 é integrado pela ENI, operadora com uma participaç­ão de 36,8421 por cento, a mesma percentage­m detida pela Sonangol Pesquisa e Produção) e pela chinesa SSI Fifteen, Limited, que detém os restantes 26,3158 por cento.

A ENI declarou que planeia iniciar a produção do Agogo2 antes do final do ano em curso, com uma ligação submarina à FPSO Ngoma, mantendo, entretanto, a campanha de avaliação de forma a analisar o potencial total da descoberta e a dimensiona­r o seu desenvolvi­mento.

Na nota de imprensa, a companhia declara Angola, onde opera desde 1980, um “país estratégic­o para o cresciment­o orgânico”, detendo uma quota de produção de cerca de 150 mil barris de petróleo por dia.

No Bloco 15/06, A ENI opera dois projectos de desenvolvi­mento, nomeadamen­te o Pólo Oeste e o Pólo Este, que têm uma produção actual de cerca de 155 mil barris de petróleo por dia. Também é operadora do Bloco Cabinda Norte, localizado no “onshore”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola