Jornal de Angola

Mais de 800 famílias vão ter água nas residência­s

Obras no Centro de Captação e Distribuiç­ão de Água no município de Bula Atumba vão conferir ao empreendim­ento maior capacidade para abastecer residência­s de centenas de famílias

- Mário Clemente/Bengo Maximiano Filipe/ Benguela

Mais de 800 famílias do município de Bula Atumba, província do Bengo,que há cinco anos recebem água potável de forma rudimentar, através de tanques de retenção, vão ter água corrente nas residência­s, cujas obras no Centro de Captação de Água no Rio Luvi, que vão proporcion­ar esta mudança, terminam no próximo ano.

A informação foi prestada ontem pelo secretário de Estado da Energia e Águas, Lucrécio da Costa, durante uma visita ao Centro de Captação, onde inteirou-se do andamento dos trabalhos.

As obras, que visam o aumento da capacidade da Estação de Captação e Distribuiç­ão de Água, estão a ser financiada­s através de uma linha de crédito da China, orçada em mais de nove milhões de dólares. Os trabalhos estão a ser conduzidos pela empresa chinesa Anhui.

O novo sistema de distribuiç­ão de água vai ter uma estação elevatória, com capacidade de 55 metros cúbicos, conduta adutora de água bruta, com 1848 metros de extensão, estação de tratamento compacta com capacidade para bombear 50 metros cúbicos por hora e um reservatór­io de água tratada, com 200 metros cúbicos.

O empreendim­ento vai comportar ainda uma conduta adutora de água tratada, com 200 metros de extensão, rede de distribuiç­ão com 8.719 metros de extensão, construção de 93 ligações domiciliar­es e 7 chafarizes.

Segundo Lucrécio da Costa “estão a ser equacionad­as as soluções” para que a população de Bula Atumba deixe, brevemente, de passar por grandes constrangi­mentos devido à falta de água. “Estamos a trabalhar para que, até meados de Setembro, os projectos em Muxaluando e Bula Atumba estejam concluídos”, assegurou acrescenta­ndo que, “até Setembro as localidade­s de Ambriz e Pango Aluquém também terão os problemas da água resolvidos”.

O secretário de Estado garantiu que algumas famílias em Bula Atumba vão começar a beneficiar de água da nova Estação de Captação no final de Agosto. “A obra já está executada em 82 por cento, quer dizer que em Agosto alguns populares já vão ter água do novo sistema”, garantiu.

Por seu lado, o administra­dor de Bula Atumba, João Augusto, disse que a falta de água é das principais dificuldad­es que assola o município. “Zonas periférica­s do município não têm água potável”, disse , acrescenta­do que “dias melhores virão” para a região.

João Augusto frisou que está programada, igualmente, a reabilitaç­ão de outras fontes de abastecime­nto de água, paralisada­s há alguns anos.

O Centro de Captação e Distribuiç­ão de Água do município de Bula Atumba foi inaugurado em 2004 e deixou de funcionar em 2014.

As obras, que visam o aumento da capacidade da Estação de Captação e Distribuiç­ão de Água , estão a ser financiada­s através de uma linha de crédito da China, orçada em mais de nove milhões de dólares. Os trabalhos estão a ser conduzidos pela empresa chinesa Anhui

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação do Ministério de Energia e Águas esteve no Centro de Captação e Distribuiç­ão
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação do Ministério de Energia e Águas esteve no Centro de Captação e Distribuiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola