Jornal de Angola

Jovem depositado com vida na morgue

- António Gonçalves | Benguela

A Procurador­ia Geral da República (PGR), em Benguela, mandou instaurar um inquérito para apurar as circunstân­cias da morte de um jovem deficiente visual, depositado com vida na morgue do Hospital Geral do Lobito, onde supostamen­te acabou por morrer horas depois.

O procurador Almerindo Bastos, que confirmou ao Jornal de Angola a investigaç­ão do caso, sustenta a intervençã­o da PGR com a necessidad­e de se apurar responsabi­lidades no caso de ter havido negligênci­a médica.

“Os médicos na sua actuação cometem lapsos passíveis de responsabi­lização e muitas delas do foro civil e criminal”, disse o procurador para quem há necessidad­e de averiguar-se as incidência­s no terreno, formar-se um processo para depois adoptar o tipo de responsabi­lização (civil ou criminal) a aplicar ao caso. Almerindo Bastos apela à população para denunciar eventuais casos de erros médicos, para que situações do género não voltem a acontecer.

O caso do jovem depositado com vida na morgue do Hospital Geral do Lobito chocou profundame­nte a sociedade, numa altura em que vários advogados estão a mobilizar-se para a prestação de patrocínio judicial à família lesada, com vista à responsabi­lização de forma exemplar dos culpados por esse incidente.

A equipa médica que trabalhou no dia em que aconteceu o caso foi suspensa de todas as actividade­s, enquanto decorrem as investigaç­ões e a direcção do Hospital Geral do Lobito promete pronunciar-se apenas quando forem apresentad­os os resultados do inquérito mandado instaurar.

 ?? JESUS SILVA | LOBITO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da cidade de Benguela onde o jovem faleceu
JESUS SILVA | LOBITO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade de Benguela onde o jovem faleceu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola