Jornal de Angola

Efectivos são exortados a evitar medidas excessivas

- Pedro Suculate | Cabinda

Os efectivos dos Serviços Penitenciá­rios em Cabinda foram, ontem, exortados a não tomar medidas excessivas em caso de rebelião ou motins nas cadeias, mas sim de correcção, no sentido de manter-se o controlo e a ordem dentro das unidades prisionais.

A advertênci­a foi feita pelo comandante provincial da Polícia Nacional em Cabinda, comissário Eusébio de Almeida e Costa, durante o acto de encerramen­to do primeiro curso de formação básica de Gestão de Motins nas Cadeias.

O comissário reiterou aos efectivos dos Serviços Prisionais para primarem pelo respeito às pessoas privadas de liberdade, agindo em conformida­de com a lei e dos meios ao seu dispor, com vista a garantir a ordem e a segurança nas cadeias

“Os desafios que hão-de enfrentar no vosso quotidiano, como especialis­tas em gestão de motins nas cadeias, serão difíceis. Peço-vos para primarem sempre pelo respeito das normas de uso dos meios ao vosso dispor, da lei, visando a garantia da ordem e segurança nas cadeias”, alertou.

Eusébio de Almeida e Costa considera fundamenta­l que os efectivos mantenham a disciplina dentro das unidades penitenciá­rias, para que os reclusos sejam realmente bem reeducados, pois, disse que só assim será possível a reintegraç­ão na sociedade, quando forem postos em liberdade.

O curso de Gestão de Motins nasCadeias­serviupara­aumentarac­apacidaded­eacçãoerea­cção dos efectivos dos Serviços Prisionais, melhor prevenção e controlo de motins dentro das instituiçõ­espenitenc­iárias,caso haja necessidad­e de uma eventualre­spostacorr­ectaeoport­una a situações menos abonatória­s dos reclusos.

Durante a formação de quatro meses, foram ministrada­s matérias relacionad­as com “Ordem unida”, “Continênci­a e honras militares”, “Arma e tiro”, “Gestão de massas, “Motins nas cadeias”, “Normas de serviços das unidades”, “Preparação física” e “Defesa pessoal”.

 ?? EUNICE SUZANA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Especialis­tas em gestão de motins nas cadeias em prontidão
EUNICE SUZANA | EDIÇÕES NOVEMBRO Especialis­tas em gestão de motins nas cadeias em prontidão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola