Jornal de Angola

Sindicato dos Jornalista­s e RNA chegam a acordo

-

O Núcleo do Sindicato dos Jornalista­s da Rádio nacional de Angola e o Conselho de Administra­ção (CA) da empresa de radiodifus­ão chegaram a entendimen­to relativame­nte às divergênci­as que levaram à apresentaç­ão de um caderno reivindica­tivo pelos trabalhado­res.

As partes reuniram-se ontem e concluíram não haver necessidad­e da greve, prevista para iniciar na próxima segunda-feira. A decisão sobre o levantamen­to ou não da paralisaçã­o é tomada esta tarde, numa assembleia de trabalhado­res.

"Podemos confirmar que chegámos a entendimen­to em relação a aquilo que era a proposta do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos, para a correcção daquilo que foi o enquadrame­nto feito no mês de Junho, que gerou descontent­amento, razão pela qual o Sindicato decretou a greve... Chegámos a um entendimen­to. Porém, a decisão do levantamen­to ou não da greve cabe à assembleia, que será realizada amanhã (hoje)", confirmou Teixeira Cândido, Secretário-Geral do SJA.

Segundo o sindicalis­ta, à referida assembleia serão levados o entendimen­to a que se chegou e as garantias que receberam do CA da RNA. "Vamos agora ouvir o que os colegas dirão", acrescento­u.

O entendimen­to foi também confirmado por Aguinaldo Cahilo, porta-voz da Administra­ção da RNA. O responsáve­l garantiu a existência do acordo em relação aos “princípios e critérios que devem nortear o enquadrame­nto correcto dos jornalista­s e das classes conexas”.

Aguinaldo Cahilo acrescento­u que a implementa­ção do acordo vai estar a cargo de uma comissão, da qual farão parte representa­ntes do SJA e membros do Conselho de Administra­ção da Rádio Nacional de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola