Jornal de Angola

Nambuangon­go acolhe quarta prova de BTT

- Job Franco

Cento e trinta e cinco atletas de 13 nacionalid­ades, em ambos os sexos, disputam no domingo, a partir das 8h30, a quarta prova de resistênci­a do sexto circuito em Bicicleta de Todo Terreno (BTT), nos arredores da aldeia do Balacende, município de Nambuangon­go, província do Bengo.

A corrida de circuito fechado, organizada pela All Stars Angola, em parceria com a Federação Angolana de Ciclismo (FACI), tem o percurso de 72 quilómetro­s (maratona a uma volta) e meia maratona de 50 quilómetro­s (uma volta).

As provas feminina e mini maratona têm extensão de 28 quilómetro­s (uma volta), e são disputadas nas categorias de Elite (menos de 40 anos), Masters (entre os 40 e os 50) e Grand Masters (acima de 50), por atletas de Angola, África do Sul, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Portugal e Estados Unidos.

Na ronda passada, o português Rafael Moura venceu a prova rainha, “Maratona”, em três horas e 21 minutos. Kiambote Yavanga triunfou na meia maratona com o registo de 2h28. Em femininos, a antiga nadadora Elsa Freire superou a concorrênc­ia em 2h12.

A competição de BTT tem como objectivo mostrar o potencial turístico angolano nas localidade­s onde é realizada. Após a disputa, a organizaçã­o vai oferecer presentes a 70 crianças da aldeia do Balacende.

A organizaçã­o exorta os atletas a abraçarem a causa em prol das crianças, trazendo uma ou duas peças de roupa usada para oferecer à comunidade local.

A All Stars Angola tem como objectivo o fomento da prática desportiva, envolvendo as comunidade­s e promover a responsabi­lidade social. A prova teve início em 2014 no país. A competição pretende a divulgação do potencial turístico do país

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola