Jornal de Angola

1º de Agosto visita Desportivo da Huíla

- António de Brito

As formações do 1º de Agosto e do Desportivo da Huíla abrem, no dia 2 de Agosto, a época futebolíst­ica 2019/20, com a disputa da primeira “mão” da Supertaça em futebol, a realizar-se no Estádio do Ferroviári­o, na cidade do Lubango.

Três dias depois, os contendore­s reencontra­m-se no segundo desafio, provavelme­nte, no Estádio Municipal dos Coqueiros, uma vez que o 11 de Novembro provavelme­nte estará encerrado para obras de restauraçã­o.

O jogo opõe o 1º de Agosto, campeão do Girabola e da Taça de Angola, ao Desportivo da Huíla, finalista vencido da segunda prova mais importante do calendário da Federação Angolana de Futebol (FAF). Na final da taça, o 1º de Agosto derrotou, por 2-1, ao Desportivo da Huíla.

É a primeira vez que ambas as equipas se cruzam na Supertaça, com a formação militar da Frente Sul a fazer a estreia na competição.

O tetra-campeão do Girabola é um inquilino “habitue” na disputa, já que em nove jogos venceu oito e perdeu um, em 2007. Os triunfos do 1º de Agosto foram alcançados em 1991,92,97, 98,99,2000, 2010 e 2017. Petro de Luanda e ASA partilham o segundo lugar do “ranking”, com seis títulos cada um.

Agostinos detém supremacia

Dos encontros realizados entre si, o 1º de Agosto leva clara vantagem sobre o Desportivo da Huíla, sendo que dos 30 jogos efectuados, o saldo é de 22 vitórias, uma derrota e sete empates.

Com o aproximar do primeiro desafio, os emblemas aceleram a preparação para aparecerem na melhor forma desportiva. Depois do jogo com o FC Bravos do Maquis e Selecção Nacional de Honras, o campeão angolano realiza amanhã o terceiro amistoso outra vez com o FC Bravos do Maquis, na apresentaç­ão oficial do plantel aos sócios e à falange de adeptos. Frente aos marquisard­es, os rubros e negros perderam (2-3) e empataram (1-1) diante dos Palancas Negras.

O Desportivo da Huíla, por sua vez, apresenta amanhã aos sócios e adeptos o plantel para a nova temporada, em jogo amistoso frente ao Cuando Cubango FC, treinado por Albano César. Este é o segundo particular dos comandados de Mário Soares, após a vitória (1-0) sobre o 1º de Maio de Benguela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola