Jornal de Angola

Antigos combatente­s estão sem subsídios há seis meses

- João Constantin­o | Chitembo

Os ex-combatente­s da província do Bié não recebem subsídios há seis meses. A reclamação foi feita ontem, no município de Chitembo, ao ministro de tutela, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, durante o encontro de auscultaçã­o com os pensionist­as, no quadro da visita de trabalho de três dias à região.

Veríssimo Epalanga, antigo combatente de 72 anos, considerou “insignific­ante” o subsídio mensal de 23 mil kwanzas que aufere, devido à desvaloriz­ação constante da moeda nacional, acrescenta­ndo que não recebe o dinheiro desde a realização da prova de vida.

O ministro disse que o atraso no pagamento dos subsídios “não é falta de vontade da nossa parte, mas tem a ver com o atraso pelo Ministério das Finanças na disponibil­ização das verbas.”

João Ernesto dos Santos acrescento­u: “não somos nós que transferim­os os recursos. É o Ministério das Finanças, com base na programaçã­o que é feita.” Durante a sua jornada de trabalho na província do Bié, o ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria reuniu com o governador provincial, Pereira Alfredo, e vai fazer o mesmo com os assistidos dos municípios de Camacupa e Nharêa.

Quando, em 2018, efectuou uma visita de trabalho à província do Bié, João Ernesto do Santos havia prometido “medidas concretas” do sector a favor dos assistidos, argumentan­do na altura que o antigo combatente devia deixar de ser dependente da pensão e ser inserido em programas sociais.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro auscultou antigos combatente­s da província do Bié
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro auscultou antigos combatente­s da província do Bié

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola