Jornal de Angola

Ministro Salviano Sequeira felicita homólogo cubano

-

O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira “Kianda”, endereçou ao homólogo cubano, Leopoldo Cintra Frias, uma mensagem de felicitaçõ­es, por ocasião do 66º aniversári­o do Assalto ao Quartel de Moncada, que foi a primeira tentativa de Fidel Castro derrubar a ditadura de Fulgêncio Baptista.

Na mensagem, Salviano de Jesus Sequeira lembra que a efeméride acontece quase um mês depois da visita que o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, efectuou a Cuba, para o fortalecim­ento dos laços de fraternida­de e de solidaried­ade entre os dois países e povos, forjados em tempos difíceis e marcados por uma forte convergênc­ia política, económica e social.

“Nesta ocasião de grande significad­o histórico, saudamos vivamente as Forças Armadas Revolucion­árias de Cuba pela epopeia de Moncada, numa acção determinan­te para a conquista da liberdade e da afirmação no contexto mundial do povo irmão de Cuba, cuja trajectóri­a militar permanece inabalável na salvaguard­a da integridad­e territoria­l”, lê-se na mensagem.

O ministro da Defesa Nacional considera que a história das relações entre Angola e Cuba impele os dois países a continuar a trabalhar para que as actuais e futuras gerações mantenham viva a chama da solidaried­ade e da cooperação benfazeja, forjada com o sacrifício de milhares de internacio­nalistas cubanos caídos em Angola, ao lado de milhares heróis anónimos angolanos.

O Assalto ao Quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, a 26 de Julho de 1953, foi o principal evento que antecedeu a Revolução Cubana de 1959. A acção liderada pelo então estudante Fidel Castro (posteriorm­ente Presidente de Cuba) tinha por objectivo entrar no quartel e pegar as armas que lá se encontrava­m para distribuir entre a população e iniciar uma acção para destituir o general Fulgêncio Batista.

 ?? DR ?? Fidel Castro liderou revolução contra Fulgêncio Baptista
DR Fidel Castro liderou revolução contra Fulgêncio Baptista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola