Jornal de Angola

Federação quer assegurar Jogos Olímpicos no Mundial

Selecção africana melhor classifica­da garante a qualificaç­ão directa para cimeira desportiva mundial marcada para Tóquio

- Anaximandr­o Magalhães

Conquistar a melhor classifica­ção entre os cinco países africanos presentes na disputa da 18ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebo­l, a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro, para deste modo a Selecção Nacional garantir a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos, Japão´2020, é o objectivo da Federação Angolana da modalidade.

A ambição foi revelada à imprensa pelo presidente daquela instituiçã­o, Hélder Martins da Cruz “Maneda”, quando questionad­o sobre os objectivos do “cinco” nacional na principal prova sob a égide da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA).

“Queremos chegar o mais longe possível. Sobretudo, pelo facto de a selecção africana melhor classifica­da garantir presença nas Olimpíadas, e isso para nós seria bom. Portanto, vamos procurar trabalhar o melhor possível para alcançarmo­s o nosso objectivo”, disse Maneda.

Actualment­e o Mundial reserva sete vagas (apuramento directo) para os melhores de cada continente para os Jogos Olímpicos, com os lugares a serem distribuíd­os da seguinte forma: África (1), Ásia (1), Oceânia (1), América (2) e Europa (2).

Quanto à presença dos postes Bruno Fernando, do Atlanta Hawks da NBA, e Sílvio Sousa, da Universida­de de Kansas, dos Estados Unidos, nos trabalhos de preparação da equipa continua a ser uma incógnita.

Segundo Hélder Martins, não foi feito qualquer contacto verbal com os atletas, apenas “foram enviadas comunicaçõ­es para os clubes. Vamos aguardar pelos dias permitidos a ver o que acontece”, concluiu.

Para o Mundial foram convocados Gerson Domingos (base), Leandro Conceição (extremo-base), Gerson “Lukeny” Gonçalves, Malick Cissé, Carlos Morais, Benvindo Quimbamba, José António e Júlio Clever Afonso (extremos), Reggie Moore e Leonel Paulo (extremo-postes), Eduardo Mingas, Yannick Moreira, Hermenegil­do Mbunga, Jone Pedro, Bruno Fernando e Sílvio Sousa (postes).

Angola joga o Mundial na cidade de Foshan, e defronta na primeira fase as similares da Sérvia, com quem estreia, a 31 de Agosto, Itália, adversário da segunda jornada, dia 2 de Setembro, e Filipinas, no encerramen­to, dia 4.

Eis a composição dos restantes grupos : Costa do Marfim, Polónia, Venezuela e China (A), Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria (B); Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia (C); Turquia, República Checa, Estados Unidos e Japão (D); Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro (F); República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia (G) e Canadá, Senegal, Lituânia e Áustria (H).

“Queremos chegar o mais longe possível. Sobretudo, pelo facto de a selecção africana melhor classifica­da garantir presença nas Olimpíadas e isso para nós seria bom”

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Órgão reitor ambiciona boa prestação na China para carimbar o passaporte para o Japão
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Órgão reitor ambiciona boa prestação na China para carimbar o passaporte para o Japão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola