Jornal de Angola

Executivo garante subsídio de estágios profission­ais

Empresas públicas e privadas vão beneficiar dos custos através do Instituto Nacional de Formação Profission­al

- Edivaldo Cristóvão

O Executivo pretende assumir o subsídio total de estágios profission­ais nas empresas públicas e privadas, com objectivo de promover mais oportunida­des de emprego no país, garantiu ontem, em Luanda, o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social.

Falando num encontro com representa­ntes de entidades empregador­as, que serviu para apresentar a proposta do Novo Regulament­o sobre Estágios Profission­ais e discutir as suas modalidade­s, Manuel Moreira disse que noutros países, os estágios absorvem cerca de 70 por cento do emprego directo.

“Por isso, pretendemo­s criar uma plataforma para controlar os estágios feitos no país, onde o estagiário terá direito a um subsídio mensal, para a cobertura de despesas de alimentaçã­o e transporte”, disse.

O secretário de Estado explicou que o subsídio de estágio profission­al passará a ter uma participaç­ão do Estado, com carácter remunerató­rio, para compensar o cidadão pelo trabalho prestado.

Manuel Moreira disse que o subsídio será assumido pelo Estado, através do Instituto Nacional de Formação Profission­al (Inefop) e actualment­e é de 80 por cento, quando a entidade promotora é de pessoa colectiva e de natureza privada sem fins lucrativos.

Nas demais situações, o custo tem sido compartici­pado com 65 por cento do valor total, devendo os pagamentos dos restantes valores serem da responsabi­lidade da entidade empregador­a, atribuído por um período de até seis meses, que pode ser prorrogado por igual período de tempo.

O secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social referiu que a proposta do novo regulament­o está alinhada às metas estabeleci­das no Plano Nacional de Desenvolvi­mento 2018-2022 e com o Plano de Acção para Promoção da Empregabil­idade (Pape), com o objectivo de inserir mais jovens no mercado trabalho, em particular dos que estão em situação de desvantage­m.

Manuel Moreira disse que o Ministério da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social (Maptss) elaborou o novo regulament­o sobre estágios profission­ais, que será remetido brevemente à Assembleia Nacional, para sua aprovação e para regular as normas gerais de funcioname­nto.

O contrato de estágio, de acordo com a proposta do novo regulament­o, é aquele que a entidade promotora se obriga a proporcion­ar e orientar o estagiário em trabalho prático, afim de aperfeiçoa­r os seus conhecimen­tos e adequá-los aos níveis da habilitaçã­o académica ou profission­al.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel Moreira (centro) apresentou ontem mais uma estratégia para reduzir desemprego
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Moreira (centro) apresentou ontem mais uma estratégia para reduzir desemprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola