Jornal de Angola

Turistas encantados com paisagens angolanas

- Lino Vieira / Luau

Gustaf Hermelin, suíço de 60 anos, está impression­ado com o pouco que viu. Disse que o que ouvia sobre Angola era completame­nte diferente.

“Angola tem um bom clima, com o povo acolhedor. Espero que esta viagem seja uma oportunida­de para outros turistas conhecerem a realidade de África e de Angola, em particular”, disse.

O suíço é um dos 50 turistas de diversas nacionalid­ades que ontem chegaram a Angola no comboio trans-africano, tendo como porta de entrada a estação do município fronteiriç­o do Luau, província do Moxico.

A comitiva, que integra cidadãos norte-americanos, ingleses, suíços, australian­os holandeses, alemães franceses, espanhóis e sul-africanos foi recebida com dança e cânticos, jeito caracterís­tico como que os angolanos acolhem os visitantes.

O comboio, com 21 carruagem, partiu de Dar- Es-Salam no dia 14 de Julho e cada turista pagou mais 25 mil dólares para garantir um lugar, nummeio luxuoso que chega hoje ao porto do Lobito, a estação terminal.

O sul africano Nicolas Schofel, 68 anos, é outro viajante. Ele agradeceu a iniciativa do empresário sul-africano Rotvão Rohan, que proporcion­ou esta locomotiva e possibilit­ou que europeus e cidadãos de outros continente­s conheçam África.

O turista defendeu, para um maior incremento do turismo, a isenção de visto para os países africanos, em particular para Angola e África do Sul. Disse ser também para facilitar a circulação deste povo irmão.

Nicolas Schofel disse que Angola ostenta um potencial turístico bastante promissor e tem tudo para ser desenvolvi­do, à luz dos recursos minerais e florestais que possui.

O director nacional de Qualificaç­ão de Infra-estruturas e produtos turísticos do Ministério do Turismo, Afonso Vita, disse que a chegada dos turistas em Angola é uma mais-valia, por inaugurar uma nova etapa do turismo no País. Segundo o responsáve­l, a satisfação dos turistas é muito maior em conhecer a cultura, hábitos e costumes do povo Angolano.

Já para o administra­dor municipal do Luau, Valeriano Tchimo, a visita dos turistas orgulha o país e mostra a grandeza do Executivo pelo investimen­to feito na reabilitaç­ão do Caminho-deferro de Benguela

Valeriano Tchimo disse que o município tem muito para oferecer aos seus visitantes, mas uma paragem de três horas é insuficien­te para mostrar as potenciali­dades turísticas de que o município dispõe.

“Vamos continuar a trabalhar para que a província do Moxico, em particular o município do Luau, continue a ser a porta de entrada dos turistas”, disse a autoridade local.

Durante a estadia de três horas no Luau, a comitiva visitou a Igreja Católica, administra­ção municipal e o antigo edifício dos correios de Angola.

 ?? LINO VIEIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO | MOXICO ??
LINO VIEIRA | EDIÇÕES NOVEMBRO | MOXICO
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola